TV

Relembre a trajetória de Thelma no BBB 20: cheia de opiniões fortes

Subestimada por alguns participantes e vista como super coerente por outros, fato é que a médica foi a única do grupo dos anônimos a chegar na final

- Atualizada em


Na madrugada pré-eliminação do último paredão, na discputa com Rafa e Babu, Thelma reviu sua trajetória no 'Big Brother Brasil 2020' ao lado das sisters. "Muita gente duvidou", disse. Subestimada por alguns participantes e vista como super coerente por outros, fato é que a médica foi a única do grupo dos anônimos a chegar na final. E não há quem possa dizer que a sister não deu tudo de si no reality! Relembre a trajetória de Thelma Assis na vigésima edição:

Foto: reprodução
Histórico de superação:

"Nasci para vencer na vida, não me contento com pouco". Essa foi a frase dita pela sister pouco antes de entrar no reality. Ao longo do programa, Thelma compartilhou sua história de vida com os brothers. E houve muita ralação para a médica chegar aonde chegou! Thelma fez cursinho durante três anos até ser aprovada com bolsa integral em Medicina numa faculdade particular. "Sempre fui a única negra nos meus grupos", disse. Já adulta, a médica descobriu que foi adotada com três dias de vida através de uma ligação anônima. A história de superação fez a sister nunca temer seus desafios, e no início do programa, não escondeu que foi pra jogar: "Meu verdadeiro amigo, lá dentro, é R$ 1,5 milhão. Sou calculista, eu capto, tenho radar de percepção para chegar no meu objetivo. É um jogo de xadrez", contou ela.

Amizade e afastamento de Marcela:

Inicialmente, Thelma se uniu à Marcela e Gizelly no jogo. A médica também se aliou ao Pyong Lee e passou a integrar a chamada "comunidade hippie" da casa. Após a entrada de Ivy e Daniel, Marcela e Thelma acabaram se distanciando. Para o público, apesar da amiga ter dado o anjo à Thelma em um determinado momento do jogo, os internautas avaliaram que Marcela não teve reciprocidade com Thelma.

Um dos episódios de maior destaque em relação à amizade das duas foi quando Marcela substituiu a amiga por Daniel no seu pódio ideal da final. Apesar de ter sido trocada pelo namorado da amiga, Thelma manteve Marcela em seu pódio ideal naquele dia e provou sua lealdade aos amigos.

Aos poucos, a sister percebeu a exclusão da médica, o que culminou na aproximação com Rafa e Manu. Em um momento do jogo, Thelma chegou a comentar com Rafa sobre se sentir fora do grupo. "Eu não vou mais fazer esforço para fazer parte de grupo nenhum. Estava eu, a Marcela o Daniel e a Ivy. Ai a Marcela disse 'nós 4 aqui', e depois chamou: Vem Gi'. Não vou fazer questão de fazer parte de nada", desabafou.

Briga com Lucas por estalecas: ‘Macho escroto’

Thelma se posicionou firme contra o machismo dentro da casa, e não recuou quando teve que enfrentar participantes como Lucas e Prior. Durante a ida ao mercado dos brothers, a casa descobriu que Lucas deu 0 estalecas para as compras. Apesar de não contribuir, o modelo continuou usufruindo dos alimentos financiados pelos outros participantes. A atitude do rapaz gerou revolta em Manu, até que Flayslane e Bianca confrontaram o rapaz. Vendo a discussão de longe, Thelma não hesitou e decidiu falar tudo o que pensava para Lucas. "Você vai comer Lucas? Vai comer?", perguntou. O fisioterapeuta disse que sim e ela disparou: "Você teve uma atitude escrota! Você é um escroto! E se você quer sair, saia de cabeça limpa! Você vai sair com vergonha de todas as atitudes que você está tendo aqui dentro, porque você é um macho escroto! É isso que você é!", declarou a médica.

Duas lideranças, incluindo uma prova de resistência de 26 horas


Thelma foi duas vezes líder durante a edição. A sister ganhou a maior prova de resistência do 'BBB20', que entrou como a quarta prova mais longa no ranking do reality. Foram 26 horas em pé para se consagrar campeã! Além das duas vitórias, Thelma sempre demonstrou muita garra em todas as disputas.

Treta com Victor Hugo

Ao longo da edição, Thelminha mostrou diversas vezes o seu lado sincerona ao público. Em conversa com Victor Hugo, a sister expôs todas as atitudes do psicólogo que a incomodavam na casa. O impasse começou quando Victor Hugo se indignou ao descobrir que Thelma deu uma "bomba" para ele no raio-x. Os dois conversaram e ela explicou a razão do emoji escolhido. "Eu não consigo entender o seu jogo. Me sinto confusa em relação a você. Não sei de que lado você está, não que tenha que ter um lado, mas eu não sei se posso confiar em você", disse.

"Como eu não sei se você é uma pessoa que vota em mim ou que não vota, então para mim é uma bomba, a qualquer momento pode explodir", afirmou. Ela aproveitou, ainda, para citar atitudes do brother que a deixava confusa, como o momento em que ele conversou sobre jogo com Prior, seu maior alvo na casa. A médica disse que isso poderia parecer falsidade, mas Victor Hugo não gostou do termo. "Acho que me chamar de falso é muito forte", reclamou. "Eu não te chamei de falso, Victor Hugo! De tudo isso você conclui que eu te chamei de falso? Não resolveu nada então", disse.

Os dois seguiram na discussão, e Thelma acabou se irritando com a situação. "Se eu quero olhar pra você e achar que você não me transmite verdade, acabou, filho. Eu não vou mais sentar do seu lado e ser sua amiga, quer votar em mim amanhã, vota! Pra mim é assim. Você tá começando a me estressar. A gente tá rodando em círculos", finalizou.

Amizade com Rafa e Manu


Depois de ser trocada no pódio da amiga Marcela, outro episódio marcou o gradual afastamento das médicas e o início da amizade entre o trio Rafa, Manu e Thelma. Com a ida de Babu ao paredão, Thelma comentou com os membros da "comunidade hippie" - Marcela, Gizelly, Ivy, Daniel, Rafa, Manu, Pyong e Gabi - que daria o anjo ao ator. O posicionamento da sister fez com que ela fosse bastante criticada pelo grupão, mas a forma com que isso aconteceu enfureceu Manu. A cantora chegou a desabafar com Rafa, durante uma festa, que o desejo da sister devia ser respeitado.

No dia seguinte a festa, Daniel e Ivy venceram a Prova do Anjo. Os dois escolheram Thelma e Flayslane para o castigo do monstro, que consistia em ficar no gramado com uma fantasia 'enjaulada' quanto tocasse a música. Thelma ficou abalada com a escolha dos dois, porque o rapaz era namorado da amiga e Ivy era amiga de ambos. Para piorar, Thelma se decepcionou com Marcela, que não ficou ao lado da sister durante o 'monstro'.

Rafa e Manu foram as únicas do 'grupão' a se indignar com a situação, e a partir de então a amizade entre as três se fortaleceu no jogo. Durante uma festa, Thelma fez questão de agradecer o apoio das duas: “Gosto muito delas, mas me senti acolhida foi do lado de vocês, nunca vou esquecer o que vocês fizeram por mim. Do monstro, quanto foi dolorido aquele momento pra mim. Vocês sabem”, agradeceu a sister, destacando o castigo do monstro, em que Rafa e Manu, ficaram com ela, dando força.

A amizade das três rendeu bons momentos à edição, e o trio foi tão querido que as três foram as finalistas do reality.

Companheirismo com Babu

Únicos negros na casa, Thelma nunca escondeu sua preocupação com Babu. O ator sempre deixou claro que protegeria Thelma na casa, e chegou a comprar briga pela médica com o amigo quando precisou. Ela, por sua vez, reconhecia o valor dos dois chegarem na reta final do programa. Ao longo do jogo, os dois sempre deixaram claro o apoio mútuo. Durante festa, a médica desabafou: "Babu, o monstro da Solange eu ganhei por conta de você, porque eu cheguei e falei no quarto que, se eu ganhasse o anjo, iria dar para você. E foi por isso que eu ganhei o monstro. Eu não quis falar nada, porque não vem ao mérito de jogar na cara", disse. A médica ainda celebrou a permanência dos dois na casa: ""Estou muito feliz de nós dois termos chegado até esse momento", completou.

Racismo estrutural

Ao longo da edição, a sister também se destacou ao abordar temas como o racismo. Em uma conversa na casa, ela contou que, por causa da cor de sua pele, muitas vezes não é reconhecida como médica enquanto está trabalhando. "No hospital podem me dar qualquer função, menos de anestesista, de médica", revelou. Dentro do casa, o fato da sister ser a única mulher negra da edição, assim como Babu é o único homem negro, aproximou os dois na competição.

Porém, apesar do engajamento dos dois na questão racial, os espectadores apontaram que ela e Babu foram vítimas de racismo no reality, sendo até excluídos por outros participantes. Denis Santos, marido de Thelma, avaliou a situação na época. "Há, sim, um racismo não explícito. Não estou chamando ninguém de racista. É um racismo estrutural. A pessoa não percebe as bobagens que fala", disse.

Briga com Flayslane: ‘Você é interesseira’

Thelma também não fugiu de treta quando foi colocada contra a parede por Flayslane. Durante dinâmica do jogo da discórdia, os brothers tiveram que apontar quem seria eliminado no próximo paredão e com qual porcentagem. Boa parte do grupo apostou na Flayslane, incluindo Thelma. A situação deu pano para manga para uma fervorosa discussão entre as duas. A médica conversava com Prior na cozinha, até que a cantora chegou e indagou a sister.

"Não tenho que falar para você. Ele pediu a minha opinião e eu tenho que apontar um exemplo" disse Thelma. Flay não aceitou o posicionamento e retrucou: "Você fala uma coisa aqui, outra coisa ali". Thelma não hesitou e deixou claro sua opinião sobre Flay. "Você é incoerente, você age por conveniência. Você virou na cara da Rafa e falou que a pessoa mais forte desse jogo, que era a sua amiga, não ia sair de jeito nenhum, que ela [Rafa] tinha colocado no paredão a pessoa mais forte desse jogo", rebateu Thelma, referindo-se a Bianca, já eliminada da competição.

Entre gritos e dedos na cara uma da outra, a discussão continuou. "A hora que eu virei líder, até maquiagem em mim você veio se oferecer para fazer. Nós estamos a dois meses nessa casa, você nunca veio me oferecer ajuda nenhuma em maquiagem. Você não percebe as suas atitudes. Você é interesseira", disse Thelma.

A rivalidade entre as duas se estendeu por vários momentos do jogo. Thelma chegou a devolver a indicadão da Flayslane ao paredão, após voltar da berlinda e ganhar a liderança.

Alma das festas

Quem acompanhou as festas da vigésima edição certamente viu Thelma protagonizar diversas coreografias e sambar muito ao lado dos brothers. A paulista trouxe sua paixão pela dança para a casa e não desperdiçou nenhum momento das festas. Em uma das suas festas como líder, com o tema 'Barracão da Thelminha', a sister fez questão de requebrar no ritmo da sua escola, Mocidade Alegre.

Nas últimas duas semanas, a médica mandava ver nas coreografias com Manu, Mari e Rafa. De Bruno Mars (cantor favorito) à Beyoncé, Thelminha - como ficou sendo chamada pelos participantes e pelo público - ficou marcada pelo alto astral e energia contagiante.