Música

Rock e muita emoção: turnê de Charlie Brown Jr vai passar por Salvador

Show conta com músicos que fizeram parte da banda e projeto vai ajudar instituições que tratam dependentes químicos

Guinho Santos* (guinho.santos@redebahia.com.br)
- Atualizada em

"Então vamos viver, um dia a gente se encontra...". Se você é daqueles fãs do Charlie Brown Jr que queria muito matar a saudade da banda ou aquele que não teve a oportunidade de assistir a sequer uma apresentação dos meninos de Santos, prepare a emoção. Formado por Marcão Britto (guitarra), Heitor Gomes (baixo) e Pinguim Ruas (bateria), o grupo vai passar por diversas cidades do país, inclusive Salvador, com a turnê 'Tamo Aí na Atividade: Celebração a Charlie Brown Jr'.

O show de lançamento aconteceu na última terça-feira (09), em uma casa de shows de São Paulo, com a presença apenas de convidados. Todos estavam lá para conferir de perto o momento. A data escolhida não foi à toa, já que seria aniversário do cantor Chorão, que completaria 49 anos.

Foto: Leandro Godoi

"O dia começou chovendo e isso pra mim foi muito bacana, como se a chuva tivesse vindo para limpar, trazendo coisas novas e levando as coisas ruins. Para justamente purificar. Eu sempre celebro o aniversário de vivo de meu pai. A gente gosta de lembrar do que é bom", disse o filho do músico, Alexandre Abrão, idealizador do projeto que vai levar o legado da banda para perto dos fãs. 

Marcão deixou claro que a turnê não marca um retorno da banda, com uma nova formação. A ideia, segundo ele, é uma reunião dos músicos que fizeram parte da Charlie para homenagear Chorão e Champingon, ambos mortos em 2013, e, sobretudo, manter a memória da banda e apresentar para uma nova geração. "O intuito é justamente pegar a história da Charlie Brown e trazer de volta para 2019, 2020... A gente vai continuar a história, respeitando o passado. A banda vai continuar sendo mantida de onde estava", pontuou.


Foto: Leandro Godoi
O show reúne os principais clássicos da trajetória da banda, desde 'Zóio de Lula', 'Só os Loucos Sabem', 'Papo Reto', 'Dias de Luta, Dias de Glória', 'Só Por uma Noite', 'Proibida pra Mim', 'Ela Vai Voltar', até 'Te Levar Daqui', que fez sucesso por muito tempo na abertura da novela teen 'Malhação'. No palco, dançarinos revezam com skatistas que mostram suas habilidades em uma pista montada atrás da banda. O responsável pelos vocais na ocasião foi o cantor Panda, do La Raza, mas haverá um rodízio com outros artistas nos locais por onde a turnê passar. 

"Essa é a intenção: convidar os artistas, algo que o Charlie Brown sempre fez. Inclusive dos artistas locais e das bandas que estão começando. Dar uma oportunidade para eles abrirem nossos shows. Além dos nossos amigos, que fizeram parte da nossa história", explicou Marcão. 

O momento auge da apresentação foi a interação de Champ e Chorão com o público. Isso mesmo! Os músicos aparecem em um telão ao fundo e pedem a energia do público, que corresponde em uma troca, como se não estivesse faltando ninguém por ali. O cantor chega a puxar a música 'Pontes Indestrutíveis' e seu famoso 'hey, ho', levando a todos ao delírio.

"(A interação do telão com o público) foi algo que a gente sempre quis fazer e hoje a gente tem essa oportunidade de levar isso para os fãs. Muitos que não tiveram a chance de assistir a um show da Charlie Brown. A banda vem, naturalmente e organicamente, renovando o público com pessoas que conhecem pelas mídias", disse o guitarrista.

Além de arte, skate e muito rock, o projeto também tem uma missão especial. Os músicos vão doar parte da renda para entidades que cuidam de dependentes químicos. "O projeto é chamado de Lugar ao Sol. Todo show que formos fazer, vai ser direcionado a essas instituições. Isso pra mim sempre foi importante. Meu pai sempre ajudou muita gente sem falar nada pra ninguém. Esse projeto não é só para ajudar os dependentes, mas também a família do Champignon, as duas filhas dele...", confessou Alexandre.

Foto: Leandro Godoi

O pontapé da turnê acontece no dia 13 de julho, no Espaço das Américas, em São Paulo, seguindo para Engenhão, no Rio, no dia 27 de julho. O grupo também está confirmado no Rock in Rio, no dia 28 de setembro. Em Salvador, há uma negociação com um grande festival da cidade, mas a confirmação só vai ser feita posteriormente.

Há ainda shows confirmados em Porto Alegre, Caxias do Sul, São João dos Campos, Belém, Vitória, Curitiba, Londrina, Maringá, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Fortaleza, Governador Valadares, Juiz de Fora, Cuiabá, Florianópolis, São Luiz, Ribeirão Preto e Santos, onde a apresentação promete ser especial, já que é a cidade de origem da banda.

* O repórter viajou a convite da produção do evento.