Música

Rock na Bahia: quem são os artistas que mantém viva a cena musical

No Dia Mundial do Rock (13), o iBahia lista algumas bandas baianas que tocam o gênero musical

Isadora Sodré (isadora.sodre@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Mais do que o conjunto perfeito de baixo, guitarra, bateria e vocal, o rock atravessa o conceito de um 'simples' estilo musical. Um pensamento, um modo de se vestir, um comportamento subversivo: o rock é, na realidade, um modo de ver a vida e por este motivo tem uma grande proporção histórica e cultural em todo o mundo.

Circo de Marvin, Flerte Flamingo e Vivendo do Ócio (Imagens: Divulgação | Arte: iBahia)

Neste dia 13 de julho em que é comemorado o Dia Mundial do Rock e, por mera coincidência, também é sexta-feira, o iBahia passeia pela clima nostálgico-atual da data que, para os rockeiros soteropolitanos, tem a cara do Rio Vermelho e dos antigos espaços onde aconteciam os shows: Calypso, Idearium, Nhô Caldos, Blue House, Groove Bar, World Bar, Boomerangue...

Sem mais delongas de sentimentalismo, diversas bandas baianas mantém vivo até hoje este 'sentimento' que, mesmo com o toque do cenário musical atual, trazem consigo a verdadeira essência rebelde do rock'n'roll. Confira a lista:

Vivendo do Ócio
Jajá Cardoso, Dieguito Reis, Luca e Davide Bori são os integrantes da banda baiana Vivendo do Ócio. O grupo, que hoje reside em São Paulo e tem quatro discos lançados, se apresentará gratuitamente nesta sexta-feira (13) em Salvador, na Praça Tereza Batista (Pelourinho), às 21h.

Flerte Flamingo
Com um toque de samba-rock (o que foge do clássico baixo, guitarra e bateria), a banda baiana Flerte Flamingo lançou o seu primeiro EP em 2017.

Os Informais
A banda, que começou em 2006, se denomina como aquela de conseguiu manter a essência do rock na terra do axé. o grupo lançou um novo álbum no mês de maio intitulado 'Inspiração'.

Pedro Pondé
Com nome já conhecido no cenário musical, Pedro Pondé sempre trouxe o rock na sua voz seja como vocalista do Scambo, do O Círculo ou agora, com sua carreira solo. O cantor lançou recentemente o EP 'Licença'.

Circo de Marvin
Com a som do autêntico 'rock de garagem', o Circo de Marvin foi formada em Salvador no ano de 2012. Hoje o grupo reside em São Paulo e trabalha em torno do seu segundo EP 'Modo Hard'.

Maglore
A banda baiana, formada em meados de 2009, lançou o seu quarto disco 'Todas as Bandeiras' recentemente. Reconhecida na cena musical de Salvador, o grupo hoje reside em São Paulo, mas faz shows em todo o país.

Rubatosis
O grupo, que se denomina como rock indie alternativo, lançou seus primeiros singles em 2016, em 2017 lançamos um EP com seis músicas. Recentemente, elas lançaram um novo single que contou com a participação de Pedro Pondé.

Bagum
Com uma pegada de rock-experimental, a banda Bagum é composta por baixo, bateria, guitarra e sax. O grupo musical independente lançou seu primeiro EP 'É o Que', em 2016.