Turismo

Rústico e rico de natureza, Baixio vem ganhando destaque no litoral norte baiano

Apesar de estar em franco desenvolvimento, povoado a 123 km de Salvador tem atraído cada vez mais turistas para desbravar suas belezas e a tranquilidade da região

Rafael Sena* (rafael.sena@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Baixio ainda não é um destino turístico de ponta do litoral norte baiano. É um pequeno povoado, que pertence à cidade de Esplanada, distante 123 Km de Salvador. Possui cerca de dois mil habitantes e a infra-estrutura ainda é mínima - poucos estabelecimentos e oito pousadas somente à disposição de turistas. Um balneário ainda rústico.

Vista do alto do povoado de Baixio, que fica a 123 km de Salvador. Foto: Divulgação/Baixio Turismo

A pouca infra-estrutura, no entanto, é um convite para quem curte um ambiente mais simples, sem muita sofisticação. Baixio é um destino agraciado pela natureza, com uma extensa praia, território composto por dunas, lagoas e bonitas paisagens. Povo simples, bem receptivo e orgulhoso do seu pedaço de terra. Com um manifesto ambiente de cidadezinha do interior, o tempo passa devagar. A sensação de tranquilidade ao andar pelas ruas ainda sem pavimento e passear na pracinha é também flagrante.

A faixa praiana de Baixio tem ondas fortes e mar agitado. Seduz mais surfistas, por exemplo, do que quem gosta de um bom banho. Isso não impede, porém, de apreciá-lo. Há barracas de praia que atendem bem o turista, principalmente aos finais de semana. O que enfeitiça de verdade é o passeio pela Fazenda Baixio, propriedade privada. É um vasto território quase virgem, com diversos biomas, enriquecido de fauna, flora e frutos. Onde ficam também as lagoas e picos para lindas fotos de recordação.

São cinco lagoas: Azul, Verde, Panela, Mamucabo e Inhambupe. Formam-se a partir de 14 nascentes. Por conta disso, não secam. É possível chegar até elas de trilha a pé ou de carro. Por conta do território arenoso, é necessário um carro 4x4. Para adentrar este paraíso, é preciso agendar passeios com taxa para visitantes. O controle de quem entra e quem sai é feito pela Prima Imobiliários e Projetos Turísticos, empresa que mantém investimentos na região. A proposta é sustentável. Nativos, por exemplo, têm autorização expressa para explorar o território sem custo. 


Lagoa Mamucabo, paralela ao mar, a oito quilômetros da Vila de Baixio. Dá pra chegar de trilha a pé ou veículo 4x4. Foto: Rafael Sena/iBahia

Mais badalada, a Lagoa Azul fica a 30 minutos de caminhada do ponto de partida. O mergulho nas águas cristalinas e um cenário composto por dunas é recompensador. Já as lagoas da Panela e Verde ficam mais longe, a oito quilômetros do povoado de Baixio. Mais extensas, são ideais para praticar remo, canoagem e stand-up paddle. Mamucabo tem um aspecto escuro e avermelhado, paralelo ao mar. O visitante pode desfrutar tanto da lagoa como da praia. Fica também a oito quilômetros e o bônus fica por conta de um mirante chamado Dedo de Deus.

À parte dos destinos, com um bom guia você conhece um pouco mais sobre a história do povoado, saboreia frutas desconhecidas e, se der sorte, verá animais livres em seu habitat natural. 

Já a Lagoa de Inhambupe fica no outro extremo da povoado de Baixio, fora da propriedade privada. É o local onde o rio encontra o mar, formando um área bastante agradável para tomar banho. O local fica a menos de dez minutos de caminhada da Vila, tanto pela praia quanto por um manguezal seco logo na entrada de Baixio. As águas são tranquilas e quiosques estão à disposição para atender visitantes. 

ONDE FICAR EM BAIXIO

Aldeola Pousada e Restaurante 
Contato: (75) 3413-3106
Rua da Praia, 20, Baixio, CEP 48370-000
Informações: oferece Wi-Fi gratuito e aceita animais de estimação. Estacionamento, piscina, churrasqueira e restaurante.

Pousada Anga
Contato: (75) 3413-3029
Avenida Bahia, s/n - Praia do Baixio, Baixio, CEP 48370-000
Informações: Wi-Fi gratuito, estacionamento, bar e piscina

Pousada Baixio Inn
Contato: (71) 99983-9027
Rua grande 50, Baixio, Baixio, CEP 48370-000
Informações: Estacionamento, quartos com opção de banheira, Wi-fi gratuito e cozinha compartilhada

Pousada Recanto Lagoa Azul
Contato: (75) 3413-3051
R. Galdino, 28 - Vila Baixio, CEP 48370-000
Informações: Piscina, Wi-fi gratuito e estacionamento

Pousada Solar Da Lagoa
Contato: (71) 99978-5223
Rua da Una, 235, Baixio, CEP 48370-000
Informações: Piscina, churrasqueira, jardim, lounge compartilhado e bar

Encanto´s Pousada
Contato: (75) 3413-3112
R. Grande, 63, Esplanada - BA, 48370-000
Informações:  Terraço, piscina, bar, Wi-Fi gratuito, lounge compartilhado

Pousada Espaço Litoral
Contato: (75) 3413-3013
Av. Bahia, 10, Baixio, CEP 48370-000
Informações: Estacionamento, Wi-fi gratuito,  serviço de quarto, salão de jogos

Pousada Kawan
Contato: (71) 99399-9120
Rua Grande s/n, Baixio, CEP 48370-000
Informações: Wi-fi gratuito

*Esteve na região a convite da Prima Imobiliários e Projetos Turísticos