Turismo

Saiba quando é a melhor época para comprar passagens para o réveillon

Destinos internacionais têm tarifas até 15% mais em conta com três ou quatro meses de antecedência

Agência O Globo

Pretende viajar no período do ano novo? Então já está na hora de começar a acompanhar a variação dos valores de tarifas cobrados pelas companhias aéreas. Levantamento feito pelo site de buscas Kayak destaca que as tarifas de passagens aéreas internacionais costumar estar até 15% mais em conta quando pesquisados em um período de três a quatro meses de antecedência da viagem.

A lista de destinos internacionais mais procurados no exterior segue liderada por Miami e Orlando, respectivamente em primeiro e segundo lugares. Os dois destinos mantém a posição registrada no ano passado. Lisboa ultrapassou Nova York, posicionando-se em terceiro lugar este ano, passando a frente da cidade norte-americana. Da mesma forma, Buenos Aires e Paris inverteram posições em relação ao ano passado. A capital argentina ultrapassou a cidade-luz, que agora é a 6ª cidade mais procurada na ferramenta de buscas Kayak. Cancún aparece na lista em 7º lugar, desbancando Londres, que deixa de figurar entre as dez mais buscadas. Santiago, Madri e Los Angeles figuram nas posições 8ª, 9ª e 10ª. Em 2017, Santiago foi a 7ª; Los Angeles, a 8ª; Madri, a 9ª.


Fortaleza no topo da lista nacional

Fortaleza encabeça a lista de cidades mais procuradas no Brasil para o período do réveillon. No entanto, Eduardo Fleury, líder de operações do Kayak no Brasil, ressalta que com a crescente valorização do dólar em relação ao real, é possível que "o número de destinos americanos na lista estrangeira cresça até o final do ano".

Para destinos dentro do Brasil, no entanto, vale a pena ir acompanhando as variações de preços e esperar um pouco: o melhor período de antecedência de compra costuma ser de de cerca de um mês. Nota-se ainda que, segundo o Kayak, as buscas por destinos nacionais vêm crescendo, em função da alta do dólar, entre outros fatores.

A capital cearense passou de quarto lugar no ano passado para o topo da lista este ano. Dos destinos nacionais, outras cidades do Nordeste ganham destaque para as buscas de viagens de fim de ano: A lista mostra, além de Fortaleza (1º), Recife (2º) Salvador (4º), Maceió (6º), Natal (7º), Porto Seguro (9º) e João Pessoa (10º). A procura pelo Rio de Janeiro anda em queda, e a capital fluminense caiu do 2º lugar em 2017 para a 5ª posição. São Paulo, que foi a cidade mais procurada no ano passado, este ano está em 3º lugar. Porto Alegre ganhou uma posição em relação ao ano passado, passando do 9º para o 8º lugar. Florianópolis, que ano passado esteve em 7º lugar não aparece este ano entre as dez cidades mais procuradas

Entre os destinos que registraram maior aumento nas buscas para o período do ano novo em relação a 2017 estão Caxias do Sul, RS (206%) e Juazeiro do Norte, CE (205%), para viagens domésticas. No exterior, têm crescido as buscas para Montreal, Canadá (122%), Cairo, Egito (112%) e Buenos Aires (89%).

"Chama atenção que o crescimento de destinos estrangeiros seja em média muito mais baixo do que o de nacionais. Com a alta do dólar e a instabilidade do câmbio, brasileiros têm buscado mais opções naiconais e na América Latina", observa Fleury.

Os usuários do Kayak podem ativar um alerta de preços para acompanhar a variação das tarifas das passagens e saber a melhor hora para a compara da passagem.

A metodologia usada pelo Kayak considerou voos de ida e volta com saídas dos aeroportos do Brasil para todos os aeroportos do mundo (para viagens entre 15/12/2018 e 15/01/2019), pesquisados entre 1/7/2018 e 28/8/2018, para o ano de 2018. Para 2017, a data de viagem considerada foi de 15/12/2017 ao 15/01/2018 e o período de buscas contemplado foi o ano inteiro de 2017. Para avaliar os destinos que mais cresceram nas pesquisas, o período de buscas contemplado foi de 01/07/2018 a 28/08/2018 para 2018 e 01/07/2017 a 28/08/2017, para 2017.