Turismo

Salvador é destino mais procurado pós-pandemia, diz pesquisa

O estudo faz parte do plano de uma retomada segura e com o objetivo de minimizar os efeitos causados pela crise sanitária na capital baiana

Redação iBahia

Salvador está, novamente, na liderança como destino nacional a se visitar no pós-pandemia. Este é o resultado da segunda Pesquisa de Sondagem Turística no Brasil, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através do Prodetur Salvador, e em parceria com o Instituto de Pesquisa Qualitest. O estudo faz parte do plano de uma retomada segura e com o objetivo de minimizar os efeitos causados pela crise sanitária na capital baiana.

Foram ouvidos 1,6 mil brasileiros, de diversos estados do país, por telefone, no período 3 a 20 de novembro. A pesquisa se baseou em um questionário composto por perguntas que abordam temas como hábitos, novos comportamentos, exigências de segurança, dentre outras.   As cidades mais procuradas são Salvador (6,11%), Maceió (5,09%) e Fortaleza empatada com o Rio de Janeiro (4,92%), o que mostra a consolidação da capital baiana na lembrança dos brasileiros, visto que, na pesquisa feita em julho deste ano, as preferidas eram Salvador, Rio de Janeiro e Recife, respectivamente. Em relação à Salvador, foi perguntado aos entrevistados se já haviam visitado o município e 22,3% responderam que sim, e destes, 63,5% informaram que pensam em voltar.

Destinos – Do total de entrevistados, 29,3% residem no estado de São Paulo, 25,4% no Rio de Janeiro e 6,2% em Minas Gerais. Quanto à intenção de viagem após a pandemia do coronavírus, 46,9% afirmaram que pretendem viajar, sendo que destes, 88,5% informaram que pretendem ir para destinos nacionais e 11,5% para um roteiro internacional. Daqueles que escolheram os destinos brasileiros, 12,3% desejam ir para São Paulo, 12,2% para Bahia e 11,6% para o Rio de Janeiro. Já entre as pessoas que têm intenção de ir para o exterior, o país mais citado foi o Estados Unidos, com 31,4%, seguido por França e México, empatados com 9,3%.

Segundo a Pesquisa de Sondagem Turística no Brasil, os entrevistados consideraram como principais atributos para visitar Salvador os atrativos naturais, a exemplo das praias (74,1%), e as atrações históricas/culturais (61,2%). O relatório está disponível, na íntegra, no site http://observatorioturismo.salvador.ba.gov.br.