Música

TCA abre inscrições para cursos de iniciação à música sinfônica

Apreciação musical e prática de flauta são ofertadas gratuitamente

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O Teatro Castro Alves (TCA) abriu inscrições para 1ª edição do ano de cursos de iniciação à música sinfônica. Para participar das capacitação, não é necessário conhecimento prévio,  o propósito é justamente de introdução à apreciação musical e à prática de instrumento. Os interessados devem garantir vaga, por ordem de inscrição, entre os dias 1º e 5 de fevereiro, através de preenchimento de formulário disponível no site www.tca.ba.gov.br

Os participantes receberão por e-mail retorno sobre a vaga até 11 de fevereiro, devendo confirmar o interesse. Também antecipadamente, serão repassadas todas as instruções necessárias para usufruir da ferramenta de realização das aulas com facilidade, sem qualquer custo, bastando ter a conexão à internet. 

São oferecidas as turmas “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30. Uma aula inaugural com os três professores – músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) –, para todos os alunos, acontece no dia 15 de fevereiro, às 10h. 

Realizados em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos seguem até abril e maio, com um encontro semanal, que são realizados ao vivo através da plataforma Zoom. Com duas salas por semana de cada curso, serão 370 alunos contemplados no total. 

Para garantir a possibilidade de atendimento ao maior número de pessoas, o candidato só poderá se inscrever em uma das turmas disponíveis e não serão validadas inscrições de quem já participou de cada curso. 

 

Mais informações dos cursos:


A linguagem musical da orquestra sinfônica com Alexandre Loureiro 

Turma 1: segundas-feiras, das 16h às 17h30, de 15 de fevereiro a 19 de abril 

Turma 2: quartas-feiras, das 16h às 17h30, de 17 de fevereiro a 28 de abril 

80 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação) | Pré-requisito: maiores de 15 anos 

Com objetivo de introduzir o público leigo ao universo da música de concerto, o curso foca na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e em seus instrumentos. São abordados os elementos da música, as características dos instrumentos de uma orquestra, o papel do maestro, os elementos e sinais básicos constitutivos de uma partitura musical, dentre outros temas, visando a apreciação musical consciente. O professor e violinista Alexandre Loureiro, bacharel em Música, possui larga vivência em música orquestral, tendo atuado durante muitos anos na OSBA.  

Grandes compositores da música clássica com Karina Seixas 

Turma 1: terças-feiras, das 10h às 11h30, de 23 de fevereiro a 4 de maio 

Turma 2: quintas-feiras, das 10h às 11h30, de 18 de fevereiro a 29 de abril 

80 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação) | Pré-requisito: maiores de 15 anos 

O curso trata da trajetória de vida de grandes mestres compositores da música erudita e suas principais obras, levando o participante a uma viagem histórica e ampla para conhecer os nomes fundamentais deste universo. Karina Seixas, professora de orquestra, é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Arteterapia (IJBA). Integra a OSBA desde 2000 e promove o projeto “A música e os seus segredos” desde 2010. 

Iniciação a flauta doce com Uibitu Smetak 

Turma 1: quartas-feiras, das 10h às 11h30, de 17 de fevereiro a 12 de maio 

Turma 2: sextas-feiras, das 10h às 11h30, de 19 de fevereiro a 14 de maio 

25 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação) | Pré-requisito: maiores de 15 anos que possuam flauta doce 

O curso oferece capacitação elementar em música na execução de flauta doce. Durante as aulas, os alunos recebem noções de execução do instrumento, assim como tópicos de teoria e apreciação musical. A flauta doce, em nível inicial, é de aprendizagem relativamente fácil. Seu mecanismo é simples e sua emissão, imediata. Além disso, é muito acessível pelo seu baixo custo e grande portabilidade. Também é um instrumento de grande versatilidade, pois com ela pode-se tocar música folclórica, popular e clássica. Uibitu Smetak é violinista da OSBA.