Cinema

'Todos Já Sabem' tem suspense, segredos e drama familiar

Penélope Cruz, Javier Bardem e Ricardo Darín protagonizam a história

Heyder Mustafá*


Se há outra escola de cinema que goste e saiba contar uma treta como a espanhola eu desconheço. Em ‘Todos Já Sabem’, o drama com ar de suspense que marca as principais produções hispânicas dos últimos anos traz uma atmosfera familiar repleta de rancor e desconfiança. O cenário fica ainda mais nebuloso após um sequestro que precisa ser solucionado sem a participação da polícia e com alguns milhares de Euros de resgate.

A história tinha tudo para cair no melodrama insosso de arrependimentos e lamentações, mas o roteiro vai além e opta por evidenciar as conturbadas relações familiares e os segredos das personagens, à medida que dá pistas falsas sobre a trama. O filme prende tanto pela tentativa de desvendar a autoria do crime quanto pelas atuações convincentes do trio de protagonistas formado pelos mais festejados atores hispânicos da atualidade: Penélope Cruz, Javier Bardem e Ricardo Darín.

Foto: Reprodução

Além de ser mais uma joia do cinema europeu, ‘Todos Já Sabem’ é um exercício para aqueles que não se prendem aos diálogos e gostam de procurar referências espalhadas por todo o filme. Basta um pouco de atenção para perceber, por exemplo, como fé, tempo e moral norteiam a maior parte das cenas, inclusive as silenciosas.



Por fim, é bom avisar que esperar por um desfecho apoteótico é certeza de frustração. Como toda boa e velha treta familiar, este é um filme de começos. O convite é superar as duas horas de sessão e imaginar a próxima cena quando as luzes do cinema forem acesas.   


*Heyder Mustafá é jornalista e produtor cultural formado pela UFBA, editor de conteúdo da GFM e Bahia FM, apresentador do Fala Bahia e apaixonado por cinema, literatura e viagens.