Música

Toninho Horta comemora 40 anos de carreira e lança CD e DVD, hoje, em Salvador

Integrante da trupe do Clube da Esquina e um dos maiores jazzistas brasileiros, o mineiro fará duas apresentações nesta terça, na Livraria Cultura e no Balthazar

Lívia Rangel (livia.rangel@redebahia.com.br)
- Atualizada em
Toninho Horta é um ícone da música mineira e um dos mais importantes jazzistas brasileiros

O cantor, compositor, arranjador e instrumentista Toninho Horta está na capital baiana para lançar dois novos projetos: o CD Harmonia & Vozes, indicado ao Grammy Latino Awards como Melhor Álbum de MPB em 2010, e o DVD Ton de Minas, gravado ao vivo em Belo Horizonte. Toninho comemora em Salvador seus 40 anos de música e harmonia com duas apresentações, nesta terça-feira (28).


Os fãs de Toninho poderão escolher entre dois eventos: às 19h, Horta faz Pocket Show no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, com participação de Leitieres Leite (Orkestra Rumpilezz). E das 20h às 22h, haverá sessão de autógrafo. O teatro possui 200 lugares e os ingressos serão distribuidos no local. O Comitê Social da Livraria Cultura solicita doação voluntária de alimentos para serem enviados a instituições de caridade. Logo após, às 22h30, Toninho segue para o Balthazar Grill&Bar, no Itaigara, onde se apresenta ao lado dos músicos Jurandir Santana, na guitarra, e Marco de Carvalho, no piano.


No repertório, o instrumentista promete, além de sucessos da década de 70 como Aqui Ó e Beijo Partido, um setlist renovado, construído ao longo dos últimos 10 anos e que apresenta uma concepção mais pop, refletindo o seu atual momento. O show também traz canções do seu último disco, Harmonia & Vozes. Neste CD, Toninho gravou 14 músicas (além de duas faixas bônus) e contou com a participação de Ivete Sangalo, que cantou a faixa Diana, além de artistas do calibre de Ivan Lins, Djavan, Frejat, Beto Guedes, Erasmo Carlos, D´Black, Sérgio Mendes e Seu Jorge.Parcerias musicais


Por seu talento extraordinário, Toninho já tocou com músicos renomados do jazz mundial, como Sergio Mendes, Gil Evans, Flora Purim, Astrud Gilberto, Naná Vasconcelos, Paquito De Rivera, Airto Moreira, Wayne Shorter, Eliane Elias, Herbie Hancock, Keith Jarret, George Benson, Flavio Sala e muitos outros.


No Brasil, tem trabalhos realizados com Tom Jobim, Elis Regina, Gal Costa, Milton Nascimento, Maria Bethânia, Jane Duboc, Caetano Veloso, MPB4, Simone, Leny Andrade, João Bosco, Hermeto Pascoal, Beto Guedes, Lô Borges, Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas, Edu Lobo, entre tantos outros.

"Beijo Partido" - Toninho Horta
"Diana" - Toninho Horta com part. de Ivete Sangalo