Turismo

Tour virtual! Dez museus pelo mundo para conhecer sem sair de casa

Para quem está em casa cheio de saudade de arrumar as malas para conhecer lugares novos, o iBahia preparou uma lista de museus famosos pelo mundo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Com a quarentena por causa da pandemia da Covid-19, os planos de viagem de muitas pessoas tiveram que ser adiados por prazo indeterminado. Para quem está em casa cheio de saudade de arrumar as malas e conhecer lugares novos, o iBahia preparou uma lista de museus famosos pelo mundo para você visitar sem sair de casa através de tours gratuitos. Confira: 

1- Museu do Louvre: o museu de arte mais famoso do mundo, que foi inaugurado em 1793, é um dos pontos turísticos mais visitados de Paris. O Louvre disponibiliza um tour online, no site (www.louvre.fr/en/visites-en-ligne),com mais de 38 mil obras virtuais. O visitante pode ter um acesso completo das salas e chegar bem pertinho de cada obra sem o excesso de turistas. Os destaques ficam por conta da Mona Lisa e do departamento de Antiguidades Egípcias, que abriga artigos do período faraônico.  

Foto:  Vladislav Zolotov/iStock

2- Museu da Acrópole: o museu, localizado em Atenas, na Grécia, conta com um acervo arqueológico das construções da Acrópole de Atenas e uma galeria de obras de arte que serviram de inspiração para o mundo moderno. O tour virtual pode ser feito no site artsandculture.google.com/partner/acropolis-museum.

Foto: Blog Pé na Estrada 

3- Art Institute of Chicago: o museu de belas artes em Chicago, Illinois, localizado no Grant Park, reúne obras de até cinco mil anos de história. O acervo tem mais de 260 mil obras de arte e as coleções mais conhecidas são as impressionistas, pós-impressionistas e pinturas dos Estados Unidos. Os visitantes ainda podem apreciar pinturas importantes como Claude Monet e Vincent Van Gogh. O museu oferece visita virtual no site (www.artic.edu) para explorar a galeria de quadros e ações interativas para peças específicas (www.artic.edu/interactive-features/a-headdress-for-dance). 

Foto: site Vou Para Chicago 

4- Museus do Vaticano e Capela Sistina: localizados na Cidade do Vaticano, eles reúnem obras de arte e esculturas, que são colecionadas pelas autoridades da Igreja do Vaticano. No site oficial (www.museivaticani.va/content/museivaticani/en/collezioni/musei/tour-virtuali-elenco) é possível ver diversas obras, capelas e edificações, as salas de Rafael e da Capela Sistina com fotos 360°. 

Foto: reprodução

5- Museu Nacional del Prado: o museu, localizado em Madrid, na Espanha, abriga obras de origem espanhola, francesa, flamenga, alemã e italiana. Um dos destaques do acervo é a obra 'As Meninas', de Velázquez. O tour virtual pode ser feito no site (www.museodelprado.es/en/itinerary/visita-virtual).

Foto: Pinterest / Amber

6- Museo Nacional de Antropologia: o museu nacional do México fica localizado dentro do Parque de Chapultepec, na cidade do México. Ele guarda indícios arqueológicos e antropológicos e obras que abordam o desenvolvimento e a história do país. Na sala principal do museu, que reúne obras dos Astecas, os visitantes podem ver o famoso calendário asteca, a Pedra Sol. O tour virtual disponibilizado pelo site do museu (www.mna.inah.gob.mx) apresenta detalhes sobre as peças e no Google Arts & Culture é possível conhecer seus corredores. 

Foto: reprodução

7- Ohara Museum of Art: localizado em Kurashiki, no Japão, é considerado a primeira galeria de arte ocidental do país. No início, o acervo só tinha obras francesas. Atualmente, os visitantes conseguem ver obras de diversos países. O tour virtual disponibilizado pelo Google Arts & Culture (artsandculture.google.com/partner/ohara-museum-of-art) possibilita acessar a galeria de obras e ter uma visão ampla dos corredores do museu. 

Foto: reprodução

8- National Museum of Modern and Contemporary Art: localizado na Coreia do Sul, o museu possui quatro prédios no país - Gwacheon, Deoksugung, Seul e Cheongju - e os acervos contam com peças de arte moderno produzida nacionalmente e no exterior. Os visitantes encontram vários gêneros de artes visuais, como arquitetura, design e artesanato. O museu também conta com programas de educação e oficinas para diferentes públicos. O tour virtual permite conhecer as principais exibições no site oficial do museu (www.mmca.go.kr/eng).

Foto: site archdaily / Jongoh_Kim

9- Yad Vashem: é o memorial oficial de Israel das vítimas judaicas do Holocausto, que foi inaugurado em 1953 e fica localizado em Jerusalém. O museu reúne fotografias, obras e objetos do período da Segunda Guerra Mundial, que contam a história de quem existiu no país durante o Holocausto. A visita virtual pode ser realizada pelo site oficial do museu (www.yadvashem.org) e pelo Google Arts & Culture (artsandculture.google.com/partner/yad-vashem).

Foto: reprodução

10- British Museum: o museu, localizado em Londres, na Inglaterra, reúne mais de oito milhões de objetos, que guardam dois milhões de anos em história e cultura da humanidade. Entre as peças do acervo estão a Pedra de Roseta, fragmento de pedra egípcia que foi fundamental para a compreensão moderna dos hieróglifos e deu início a egiptologia; e o conjunto de esculturas do século 5, os frisos do Partenon de Atenas. A visita virtual permite ver as peças do acerco e detalhes sobre as galerias no site do museu (www.britishmuseum.org) e ainda é possível conhecer os corredores do British Museum através do Google Arts & Culture.

Foto: reprodução