Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > tv
Whatsapp Whatsapp
TV

TV Globo inaugura três novos estúdios

A empresa ainda ampliou o maior complexo de produção de conteúdo da América Latina

Redação iBahia • 08/08/2019 às 16:21 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:08 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Maior complexo de produção de conteúdo da América Latina, os Estúdios Globo ganham hoje um novo espaço para a criação audiovisual na Zona Oeste do Rio. Batizada de Módulo de Gravação 4 (MG4), a área tem 26 mil metros quadrados, o equivalente a quatro campos de futebol somente de área construída.

São três novos estúdios, de 1,5 mil metros quadrados cada um, além de espaços de produção e armazenagem. O projeto levou cinco anos para ser concluído, entre pesquisas e obras, e teve um investimento de mais de R$ 200 milhões.

Leia mais:

Foto: Divulgação | TV Globo

A partir de agora, os Estúdios Globo passam a ocupar uma área total de 1,73 milhão de m2, com 13 estúdios de gravação, ampliando a capacidade de produção de novelas, séries, minisséries, realities, formatos originais, programas de humor e variedades.

Para se chegar à nova tecnologia que equipa o complexo foram gastos dois anos de estudos e pesquisas com os principais players do mercado internacional.

A primeira produção a ser gravada nos novos estúdios será a novela das nove "Amor de Mãe", que tem autoria de Manuela Dias e direção de José Luiz Villamarim. A previsão é que as gravações comecem em outubro.

Sem emaranhado de cabos nos estúdios

Os espaços de gravação são integrados e possibilitam, por exemplo, que uma cena tenha continuidade em uma área externa de gravação (cidade cenográfica). Os estúdios foram dotados de equipamentos wireless, eliminando os cabos de câmeras e microfones, o que garante maior mobilidade nas gravações, além de um set mais seguro. Os três novos estúdios nasceram habilitados para os formatos 4K e 4K HDR. Além A produção em altíssima resolução prepara a empresa para as tecnologias que ainda virão.

Com a inauguração, os Estúdios Globo passam a ocupar uma área total de 1,73 milhão de metros quadrados, com 13 estúdios de gravação, com mais capacidade de produção de novelas, séries, minisséries, realities, programas de humor e de variedades.

Tecnologia sustentável

Com 100% da energia vinda de fontes renováveis, o empreendimento é dotado de um telhado verde — que contribui para a economia de energia —, iluminação 100% a LED e planta de energia solar.

Além disso, conta com o reuso de água de chuva, tratamento de 100% dos efluentes gerados e coleta seletiva de lixo. Para o enriquecimento arbóreo do espaço foi promovido o plantio de 14 mil novas mudas.

Para marcar a inauguração do MG4, haverá na tarde desta quinta mesas-redondas sobre indústria criativa, cultura e inovação. Com transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais da Globo, os debates vão ter mediação de Pedro Bial e Aline Midlej.

Participam nomes como Andrucha Waddington, Caio Gullane, Manuela Dias, Mauro Mendonça Filho, Andrea Barata Ribeiro, Rodrigo Teixeira, George Moura e Luisa Lima, além dos neurocientistas Sidarta Ribeiro e Suzana Herculano-Houzel e do presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Sidney Klajner. Por fim, haverá show de Caetano Veloso com os filhos, Moreno, Zeca e Tom.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TV :

Ver mais em TV