Música

Veja os eventos gratuitos que acontecerão neste fim de semana

Destaques são os shows de Felipe Cordeiro, a peça 'Exu: Boca do Universo' e a exposição 'O Suicídio de Meu Pai'

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)

Está a fim de sair, mas não quer gastar muito? Saiba que a cidade de Salvador conta com ótimas atrações musicais, teatrais e exposições que, além de lhe proporcionar diversão e entretenimento, não pesarão em seu bolso. Os destaques são os shows de Felipe Cordeiro, a peça 'Exu: Boca do Universo' e a exposição 'O Suicídio de Meu Pai'.

Confira outros eventos agendados para Salvador


Shows


Multilinguagem - Teatro Gamboa Nova
O Videogame in Duo é uma proposta artística idealizada pelos músicos Tomaz Mota e Marcos Gomes,que apresentam trilhas sonoras de jogos de videogame arranjadas para dois violões, realizando apresentações que envolvem as linguagens da música e do teatro. O interesse dos idealizadores é acessar tanto o público jovem, amantes dos jogos atuais e admiradores dos jogos antigos, quanto o público maduro, conhecedor dos jogos das décadas de 1980, 90 e dos anos 2000.

Informe-se mais


Felipe Cordeiro - Pelourinho
O compositor e multi-instrumentista paraense Felipe Cordeiro volta a Salvador lançar oficialmente seu segundo disco, 'Se Apaixone Pela Loucura do seu Amor'. O evento recebe como convidado o maestro Letieres Leitte, da Orkestra Rumpilezz.

Informe-se mais


Forró no Parque - Zelito Miranda
Encabeçado por Adelmario Coelho e Zelito Miranda, o projeto, que estreou no mês de janeiro, será realizado sempre em um domingo de cada mês e contará com mais duas edições até junho.

Informe-se mais


Eric Assmar - Pelourinho
Com sua banda, Eric Assmar Trio, o músico segue apresentando o repertório do seu primeiro disco, autointitulado, lançado em 2012. Gravado ao vivo no estúdio 'Em Transe' sob a produção, mixagem e masterização de Álvaro Assmar e do próprio Eric Assmar, este álbum de estreia preserva toda a integridade de uma performance ao vivo inspirada nos 'power trios' – nome dado a bandas que apresentam formação composta por guitarra, baixo e bateria – de blues/rock dos anos 1960 e 70. A proposta audaciosa, inteiramente autoral, traz toda 'crueza' e simplicidade que todo 'power trio' deve ter.

Informe-se mais


Retro_Visor - Pelourinho
Formado por Antenor Cardoso (vibrafone), Ângelo Medrado (bateria), Raul Pitanga (percussão) e Gil Meireles (baixo), o grupo realizará os shows com a participação de convidados especiais.

Informe-se mais

Teatro

Exu: a Boca do Universo
Após estrear no Vão Livre do TCA, a nova montagem do grupo NATA – Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas, vencedor da edição 2013 do Edital TCA.NÚCLEO, circula por outros espaços culturais da capital baiana. A peça narra sem compromisso cronológico momentos em que Exu se mostra diferente daquilo que tanto se pregou na cultura ocidental sobre o orixá que rege a comunicação e a liberdade no candomblé. Exu, em suas várias facetas, se mostra no espetáculo como alguém que valoriza o movimento da vida, do falar ao agir, do pensar ao sentir.

Informe-se mais


Exposições


O Suicídio de Meu Pai
Utilizando fotografia e vídeo, a mostra busca compreender e discutir o impacto psicológico que o suicídio de uma pessoa provoca em seus familiares, a partir de uma experiência individual: o suicídio do pai do próprio artista, o paulista André Penteado. Nas imagens, registram-se três momentos do luto: a dor e o choque pelo recebimento da notícia, passando pelo velório; o processo de 'despedida' vivido nas semanas seguintes; e as consequências emocionais da perda a longo prazo.

Informe-se mais


Chove no Cafezal
Com curadoria do crítico de arte Enock Sacramento, a exposição 'Chove no Cafezal. Mabe, da Figura à Abstração', que reúne 30 pinturas e cinco desenhos do artista plástico japonês ManabuMabe, morto em 1997. "A exposição documenta o período de transformação da linguagem pictórica de ManabuMabe, da figura em direção à abstração, tendência que marcou a arte brasileira no final dos anos 1950, e que teve na obra do pintor sua representação mais consistente", assinala o curador.

Informe-se mais


Caboclos de Itaparica na Rota Independência
A exposição Caboclos de Itaparica na Rota Independência versa sobre o Grupo 'Os Guaranis', o principal guardião da festa do Caboclo Tupinambá , que, desde 1939, comemora anualmente, no dia 7 de janeiro a independência, na Ilha de Itaparica. O conjunto de fotos que compõem a exposição também registra em formato estético as marchas, danças e toques de atabaques e de arcos e flechas.

Informe-se mais

Coisas Existentes em Função do Desejo
Composta por nove obras, a mostra 'Coisas Existentes em Função do Desejo', do artista plástico Marcos Zacariades, é um trabalho de investigação, em que o artista coloca o desejo como sua principal inspiração. Fazem parte do material exposto: uma videoinstalação, uma assemblagem e esculturas em madeira.

Informe-se mais