Música

Veja os eventos gratuitos que acontecerão neste fim de semana

Destaques são os shows de Eric Assmar, a peça 'Exu: a Boca do Universo' e a exposição 'Ser e Ter'

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)

Está a fim de sair, mas não quer gastar muito? Saiba que a cidade de Salvador conta com ótimas atrações musicais, teatrais e exposições que, além de lhe proporcionar diversão e entretenimento, não pesarão em seu bolso. Os destaques são os shows de Eric Assmar, a peça 'Exu: a Boca do Universo' e a exposição 'Ser e Ter'.


Shows


Multilinguagem - Teatro Gamboa Nova
O Videogame in Duo é uma proposta artística idealizada pelos músicos Tomaz Mota e Marcos Gomes,que apresentam trilhas sonoras de jogos de videogame arranjadas para dois violões, realizando apresentações que envolvem as linguagens da música e do teatro. O interesse dos idealizadores é acessar tanto o público jovem, amantes dos jogos atuais e admiradores dos jogos antigos, quanto o público maduro, conhecedor dos jogos das décadas de 1980, 90 e dos anos 2000.

Informe-se mais

OSBA - MAM
Comregência do maestro Carlos Prazeres, orquestra apresenta obras do compositor alemão Richard Starus (1864-1949). Osmúsicos Pedro Robatto (clarineta), Andrea Tenaglia (oboé) e Jean Marques (fagote) são os solistas.

Informe-se mais

Amancio Prada - Instituto Cervantes

O compositor e intérprete apresenta o recital de canções Trovadores, Místicos e Românticos, num passeio pela poesia espanhola de várias épocas.

Informe-se mais


Eric Assmar - Pelourinho
Com sua banda, Eric Assmar Trio, o músico segue apresentando o repertório do seu primeiro disco, autointitulado, lançado em 2012. Gravado ao vivo no estúdio 'Em Transe' sob a produção, mixagem e masterização de Álvaro Assmar e do próprio Eric Assmar, este álbum de estreia preserva toda a integridade de uma performance ao vivo inspirada nos 'power trios' – nome dado a bandas que apresentam formação composta por guitarra, baixo e bateria – de blues/rock dos anos 1960 e 70. A proposta audaciosa, inteiramente autoral, traz toda 'crueza' e simplicidade que todo 'power trio' deve ter.

Informe-se mais


OSBA - TCA
O programa vai destacar a obra do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), com os Concertos de Brandemburgo (nº4 em sol maior BWV 1049; nº3 em sol maior BWV 1048 e nº 1 BWV 1046), considerados expoentes da música do período Barroco e de grande popularidade. Como solistas estarão se apresentando Carlos Prazeres, Gustavo Seal e Luiz Moreira (oboé), Ilza Santana (fagote), Antônio Carlos Portela e Andrea Bandeira (flautas), Josely Saldanha e Davi Brito (trompas), Alexandre Casado (violino) e Eduardo Torres (cravo).

Informe-se mais


Irmão Carlos - Espaço Cultural Dona Neuza
Com mais de dez anos de história, o evento musical 'Domingo de Cabeça pra Baixo' tem sua primeira edição de 2014 garantida. Reunindo bandas do cenário independente de Salvador e do Brasil, a festa reúne centenas de pessoas todo primeiro domingo do mês. A banda anfitriã, Irmão Carlos e o Catado, continua convidando uma banda a cada edição, e agora recebe também uma banda selecionada pela ação 'Estúdio Livre', que selecionou seis grupos para usufruir do espaço do Estúdio Caverna do Som.

Informe-se mais


Teatro


Exu: a Boca do UniversoApós estrear no Vão Livre do TCA, a nova montagem do grupo NATA – Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas, vencedor da edição 2013 do Edital TCA.NÚCLEO, circula por outros espaços culturais da capital baiana. A peça narra sem compromisso cronológico momentos em que Exu se mostra diferente daquilo que tanto se pregou na cultura ocidental sobre o orixá que rege a comunicação e a liberdade no candomblé. Exu, em suas várias facetas, se mostra no espetáculo como alguém que valoriza o movimento da vida, do falar ao agir, do pensar ao sentir.

Informe-se mais


Exposições


Ser e Ter

A exposição Ser e Ter, do artista plástico Luiz Hermano, tem como referência os carrinhos de compras, que compõem a maioria das criações que estarão expostas, em uma alusão ao objeto que representa o consumismo em nossa sociedade. As esculturas e instalações de Luiz Hermano, compostas por plástico, resina, arame, aço-inox e alumínio, também fazem parte da mostra. Luiz Hermano Façanha Farias nasceu em 1954, em Preaoca, município de Cascavel, Ceará.

Informe-se mais sobre


Um passeio pela Serra do Machado

As imagens das ações sociais realizadas há 25 anos na Serra do Machado, em Sergipe, estarão expostas no L2 do Salvador Shopping. Intitulada 'Um passeio pela Serra do Machado', a exposição fotográfica é composta por 15 imagens, do fotógrafo Beto Figueiroa, e se propõem a mostrar cada unidade e o impacto na vida do povoado ao longo de mais de duas décadas.

Informe-se mais sobre


Maracatu Rural: A Magia dos Canaviais

A mostra vai levar o visitante a uma viagem pelos elementos de uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil. A exposição vai contar com fotografias, documentos históricos, vídeos, indumentárias, livros, todos distribuídos em painéis e telas de LED espalhadas pelo espaço.

Informe-se mais sobre


Troncos

A mostra 'Troncos', do artista Jose Yossi, conta com cerca de 20 telas específicas sobre troncos de árvores. A intenção do artista é transmitir ao público a paz e a tranquilidade da natureza, tendo como contraponto a explosão do tronco.

Informe-se mais sobre