Música

Videoclipe de música erudita é produzido na Bahia e terá acesso gratuito

Vídeo é resultado de mostra realizada em março deste ano

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Artistas lançam um respiro em forma de música clássica e imagens históricas produzidas na Bahia. Como resultado da “I Mostra de Música Erudita de Itaparica”, realizada em março deste ano, será lançado, na próxima terça-feira (19), às 19 horas, por meio de uma live nas redes sociais da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), o videoclipe produzido em um dos lugares mais simbólicos da Ilha de Itaparica: as ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Vera Cruz.

A Igreja é uma das primeiras construídas no Brasil (por volta de 1560), sendo uma obra dos Jesuítas e um dos mais importantes monumentos históricos da Ilha de Itaparica. Por volta de 1970, abandonada, a primitiva capela católica foi tomada pelos troncos e raízes de uma frondosa gameleira, árvore sagrada para as religiões de matrizes africanas, que à transformou, também, em espaço para cultos aos orixás, dando ao local uma simbologia de fé, ancestralidade e sincretismo. Nas palavras do escritor João Ubaldo Ribeiro, é o "poleiro das almas".

Com patrocínio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e realização do Instituto Sacatar, a “I Mostra de Música Erudita de Itaparica” aconteceu na Ilha de Itaparica, na Baía de Todos os Santos, com a disponibilidade gratuita de concertos, oficinas e a produção do videoclipe. 

Durante o programa, o maestro Carlos Prazeres, receberá uma série de convidados envolvidos na “I Mostra de Música Erudita de Itaparica” para conversar sobre o videoclipe, seus bastidores, patrimônio histórico envolvido e produção audiovisual para música de concerto. Após as entrevistas, o clipe será disponibilizado em todos canais e plataformas digitais do evento: @mostrademusicaeruditaitaparica (instagram e facebook).