Cinema

‘Yesterday’: comédia romântica traz sucessos dos Beatles

Filmes já está em cartaz nos cinemas de Salvador

Agência O Globo
Imagine se você fosse um cantor e compositor sem oportunidades, conhecendo todas as canções dos Beatles, a maior banda pop de todos os tempos, mas todo o resto do planeta nunca tivesse ouvido falar da existência deles. “Yesterday” parte dessa história genial escrita pela dupla Jack Barth e Richard Curtis para entregar uma bela e tradicional comédia romântica sobre escolhas: seguir uma carreira vitoriosa no trabalho ou seguir seu coração? Junto com a questão, as eternas e encantadoras músicas dos Beatles.
A trama ganha sua argamassa por meio do relacionamento entre Jack Malik (Himesh Patel), um músico sem esperanças, e Ellie (Lily James), sua melhor amiga de infância e a única que acredita no potencial dele. O roteiro, também assinado por Curtis, ao investir na situação no mínimo estapafúrdia envolvendo os Beatles, rende boas piadas com elementos da cultura pop, além de costumes do cotidiano.



O diretor Danny Boyle também aproveita o enredo para cutucar temas como a importância de preservar a cultura, a mudança radical iniciada a partir do streaming, a globalização, o marketing manipulador, a relação de exploração das gravadoras com os artistas e até mesmo a falta de maturidade do protagonista em relação à conduta responsável da amiga. Mas tudo isso sem se aprofundar, porque a intenção de Boyle era só entregar o típico “feel good movie”, aquele filme que faz você se sentir bem ao final.