Debater a cultura dos países do Mercosul. Esse é um dos principais objetivos do I Encontro de Dirigentes Subnacionais de Cultura dos Países da América do Sul, iniciado nesta sexta-feira (12) e que segue até este sábado (13), no Palacete das Artes Rodin – Bahia. O evento reúne representantes de países como Colômbia e Argentina e de estados brasileiros como Acre, São Paulo, Santa Catarina e Pará.
O encontro visa o fortalecimento da Cultura no Mercosul, com financiamentos de programas culturais, exposições de arte, apresentações teatrais e mostra de cinema. “Esse encontro tem como finalidade fortalecer a cultura do Mercosul. É preciso fazer esse intercâmbio com os países irmãos, conhecer sua arte e sua identidade cultural. Criar programas de financiamento de bens culturais e trocar experiências”, afirma o secretário da Cultura da Bahia, Marcio Meirelles.
Na abertura, o tema debatido foi “O papel dos entes subnacionais no Parlamento do Mercosul, no Mercosul Cultural e no Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul. Neste sábado (13) será elaborada a Carta de Salvador, com propostas de intercâmbio cultural para o bloco, dinamizar a interação entre os países, construir uma agenda comum de cooperação cultural descentralizada e financiamento de programas culturais.
A carta será entregue aos governadores, prefeitos e representantes de governos subnacionais que participam, nesta segunda-feira (15), do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul, em Costa do Sauípe
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!