Entretenimento

Doce ou travessura?

*Da editoria especial redacao@portalibahia.com É época de filmes de terror, histórias macabras e fantasias de bruxas e vampiros. Nesta sexta-feira (31) comemora-se o Dia das Bruxas ou o famoso Halloween, e o que não falta são festas à fantasia que celebram a data com muita animação e criatividade. Mas e você, sabe o verdadeiro significado do Dia das Bruxas? Para responder esses e outros questionamentos que circulam a respeito deste dia, o iBahia mergulhou na história e encontrou algumas informações a respeito da origem do Halloween. O Dia das Bruxas é comemorado há mais de dois mil anos. Reza a lenda que esta história surgiu entre o povo Celta. Eles acreditavam que no dia 31 de outubro os espíritos saíam dos cemitérios para se apossar dos corpos dos vivos e dar uma passeada entre o mundo terreno. Verdade ou não, […]


30/10/2008 às 16h26

2 min de leitura

*Da editoria especial
redacao@portalibahia.com

É época de filmes de terror, histórias macabras e fantasias de bruxas e vampiros. Nesta sexta-feira (31) comemora-se o Dia das Bruxas ou o famoso Halloween, e o que não falta são festas à fantasia que celebram a data com muita animação e criatividade.

Mas e você, sabe o verdadeiro significado do Dia das Bruxas? Para responder esses e outros questionamentos que circulam a respeito deste dia, o iBahia mergulhou na história e encontrou algumas informações a respeito da origem do Halloween.

O Dia das Bruxas é comemorado há mais de dois mil anos. Reza a lenda que esta história surgiu entre o povo Celta. Eles acreditavam que no dia 31 de outubro os espíritos saíam dos cemitérios para se apossar dos corpos dos vivos e dar uma passeada entre o mundo terreno. Verdade ou não, para assustar esses fantasmas, o povo Celta colocava nas casas objetos assustadores tais como abóboras e caveiras.

Algumas histórias alegam ainda que, durante a idade média, no dia 31 de outubro, acontecia uma festa pagã condenada pela igreja católica. Por isso o dia 1º de novembro foi instituído pela Papa como Dia de Todos os Santos, em memória aos sacrifícios ocorridos na noite anterior.

Lendas a parte, o Halloween é uma festa muito mais celebrada nos Estado Unidos do que no Brasil, prova disso é um feriado que acontece nesta data. A animação é tanta, que no dia 31 de outubro o comércio dos EUA registra um alto volume de vendas, tudo em fantasias e acessórios.

E você baiano, comemora o Dia das Bruxas de que forma? Mande seu e-mail e nos conte a sua aventura. A melhor história publicaremos no iBahia.com.