Entretenimento

Estréia de filme sobre Allende celebra centenário do presidente chileno deposto por golpe militar

A Sala Walter da Silveira abriga a estréia do documentário de longa-metragem Buscando a Allende, do cineasta argentino Carlos Pronzato. A exibição no dia 21 de outubro (terça-feira), às 20 horas, no cinema cult dos Barris, será simultânea à data da mostra de um trecho do filme no plenário do Senado Federal, que realiza ato em homenagem ao centenário de Salvador Allende, o presidente do Chile deposto por golpe de militares, também num trágico 11 de setembro, no ano de 1973. O filme de Pronzato reflete a busca do diretor para revelar se Allende nasceu em Valparaíso ou em Santiago. “A busca se dá não apenas para tentar descobrir a sua cidade natal, mas principalmente abordar as dificuldades de Allende para levar adiante o seu projeto político de transformação social e das causas da trágica queda da via chilena ao […]


17/10/2008 às 14h25

2 min de leitura

A Sala Walter da Silveira abriga a estréia do documentário de longa-metragem Buscando a Allende, do cineasta argentino Carlos Pronzato. A exibição no dia 21 de outubro (terça-feira), às 20 horas, no cinema cult dos Barris, será simultânea à data da mostra de um trecho do filme no plenário do Senado Federal, que realiza ato em homenagem ao centenário de Salvador Allende, o presidente do Chile deposto por golpe de militares, também num trágico 11 de setembro, no ano de 1973.

O filme de Pronzato reflete a busca do diretor para revelar se Allende nasceu em Valparaíso ou em Santiago. “A busca se dá não apenas para tentar descobrir a sua cidade natal, mas principalmente abordar as dificuldades de Allende para levar adiante o seu projeto político de transformação social e das causas da trágica queda da via chilena ao socialismo”, diz o documentarista, também poeta, diretor e ator de teatro.

Na trilha de desvendar a verdadeira cidade de nascimento de Allende, o cineasta colhe depoimentos de jornalistas, ex-ministros, funcionários e amigos íntimos do presidente. Entre os entrevistados figuram Carmen Lazo, dirigente histórica do Partido Socialista; Víctor Pey, refugiado espanhol desde 1939 e íntimo amigo de Salvador Allende; Jacques Chonchol, ex-Ministro de Agricultura durante a Reforma Agrária; Juan Carlos Concha, ex-Ministro da Saúde , responsável pela mais popular das famosas 40 medidas do governo, a da entrega diária do meio litro de leite para todas as crianças chilenas; Mireya Baltra, ex-ministra do Trabalho, entre outros.