Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Exposição reúne olhares de crianças sobre diferenças

• 05/11/2009 às 12:37 • Atualizada em 29/08/2022 às 13:10 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Em tempos de conflitos decorrentes das diferenças culturais, religiosas e econômicas, uma exposição convida crianças com idades entre um e oito anos para descobrir novas sensações a partir do ato de olhar para o outro. A idéia da artista plástica e psicopedagoga Maria Lúcia Argolo será apresentada ao público na mostra Olhares, que será aberta no dia 5 de novembro, às 18 horas, na Livraria Saraiva do Salvador Shopping. Durante o vernissage, vai ser lançada também a história em quadrinhos Kevin e sua Turma, primeira feita pela estudante Andréa Schaun, 13 anos. A exposição, que reúne criações de 70 crianças, fica em cartaz até 12 de novembro, com entrada gratuita.

“Vivemos um período em que as pessoas não se preocupam com o outro, com as conseqüências dos seus atos, estamos num momento muito egoísta de ser. Precisamos perceber mais, respeitar as nossas diferenças. Olhar ao nosso redor proporciona grandes descobertas para as crianças e boas reflexões para os adultos”, explica Maria Lúcia Argolo, que desenvolve um trabalho que alia arte e educação à frente da Escola AMA. Os 70 artistas mirins utilizaram técnicas como tinta guache, acrílica, aquarela, lápis de cor, carimbos, colagens sobre canson e telas, para dar vida a seres e situações inspiradas em vivências, observações e percepções transpostas para as telas, através de um mergulho na imaginação.

Com menos tempo em casa, por conta da rotina de trabalho e preocupados com o bem-estar dos filhos, pais e mães acabam flexibilizando os limites das crianças. “Muitos pais se sentem cansados e muitas vezes culpados por não poderem participar da rotina dos filhos. Como conseqüência acabam fazendo mais vontades do que deveriam às crianças, que passam a acreditar que podem tudo”, explica Maria Lúcia. “Não adianta o aluno saber tudo sobre geografia e matemática e não compreender a realidade ao seu redor. Como uma criança vai melhorar o mundo onde vive se desde cedo ela não tiver uma visão crítica sobre a sociedade e as pessoas que a cercam?”, questiona a psicopedagoga e diretora pedagógica da AMA Maria Lúcia Argolo.

Depois de participar de diversas exposições anuais realizadas pela AMA, a estudante Andréa Schaun vai mostrar ao público, pela primeira vez, sua nova criação que são historias em quadrinhos onde reproduz situações e fatos da sua vida de estudante. Andréa tem o hábito de produzir suas historias e colorir com lápis de cor. São criações elaboradas, quadro a quadro, como se ela estivesse viva dentro delas. Durante o lançamento dessas historias, a artista vai apresentar seu novo blog, onde ficarão disponíveis outras criações suas.

As artes plásticas fazem com que a criança desenvolva a capacidade de observação, amplie sua percepção e a sensibilidade para perceber as diferenças, o que é também uma forma de entender e combater a discriminação e o preconceito. Um dos objetivos da relação entre arte e educação é fazer com que as crianças não só aprendam a ver, valorizar e a respeitar o outro, como pensem em alternativas, em seu dia a dia, para tentar minimizar as diferenças.

“A idéia é que eles levem essa discussão para a família”, afirma Maria Lúcia Argolo. “No momento em que vemos tantos jovens e adultos de classe alta com procedimentos tão errados, sem limites, agredindo pessoas, é importante promovermos, em nossas crianças, um olhar mais amplo sobre as desigualdades no país e no mundo, que começam ainda na infância”, acrescenta.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento