Durante o mês de março, o expositor Djacir Pereira estará produzindo peças 3D em Papercraft, em tempo real, no Mall do shopping Capemi. O shopping é o primeiro na Bahia a ceder um espaço para divulgação da arte - feita a partir de pedaços de papel cortados e colados -, originária do tradicional 'origami' japonês. Nos primeiros dias de exposição, a inusitada técnica já vem atraindo muitas crianças curiosas.
Para quem ainda não conhece, 3D em Papercraft é um método de construção de objetos tridimensionais a partir de papel, semelhante ao origami. A diferença é que, a construção geralmente é feita com vários pedaços cortados de papel com gramatura mais espessa, fixados uns aos outros com cola, em vez de se suportarem individualmente.
Um software chamado Pepakura Designer é capaz de converter os polígonos de um arquivo em 3D para um modelo de Papercraft, o que facilita um pouco a criação. Entretanto, a técnica é o que vai determinar a conclusão de um trabalho com resultado satisfatório. O 3D em Papercraft exercita a concentração, a criatividade e o combate ao ócio, uma vez que alia a tecnologia ao trabalho de criação artesanal. Essa arte também aproxima gerações, promovendo a integração entre pais e filhos, alunos e professores, já que é ótima no auxílio da aprendizagem de disciplinas como desenho, geografia e história
Além de produzir e expor suas criações, Djacir Pereira também irá ensinar, em apenas poucas horas, os leigos interessados, a técnica de modelagem, animação e confecção de maquetes que vem conquistando o mundo infantil e adulto. Peças e personagens de histórias em quadrinhos e desenhos animados, heróis da ficção e maquetes de pontos turísticos da capital baiana, como o Elevador Lacerda e o Farol da Barra podem ser apreciados na mostra. A exposição em 3D em Papercraft inaugura o 'Espaço Cultura' do Shopping Capemi, e estará em cartaz de 7 à 31 de Março, das 13 às 18h.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!