Entretenimento

Fábrica Cultural promove 1º Festival de Arte

Um cortejo pelas ruas da Ribeira, uma exposição de artes plásticas e mais dez performances artísticas. Esta é a programação do 1º Festival de Artes, que apresentará o resultado das primeiras atividades artístico-pedagógicas promovidas pelo programa Circulando Arte, da Fábrica Cultural, organização não-governamental capitaneada pela cantora Margareth Menezes. O evento acontece no dia 17 (quarta-feira), às 17h, no Clube Cabana do Bogary, na Ribeira. Desde outubro de 2008, alunos entre 07 e 12 anos, da rede municipal de ensino da Cidade Baixa estão sendo contempladas com oficinas de Literatura, Artes Plásticas, Dança, Esportes, Música e Teatro.  Durante o 1º Festival de Artes, eles mostrarão tudo que aprenderam durante as aulas. Margareth estará presente para assistir a performance da criançada, no palco especialmente montado para a ocasião. Outros artistas, pais de alunos e moradores da comunidade da Ribeira e bairros vizinhos […]


12/12/2008 às 18h57

2 min de leitura

Um cortejo pelas ruas da Ribeira, uma exposição de artes plásticas e mais dez performances artísticas. Esta é a programação do 1º Festival de Artes, que apresentará o resultado das primeiras atividades artístico-pedagógicas promovidas pelo programa Circulando Arte, da Fábrica Cultural, organização não-governamental capitaneada pela cantora Margareth Menezes. O evento acontece no dia 17 (quarta-feira), às 17h, no Clube Cabana do Bogary, na Ribeira.

Desde outubro de 2008, alunos entre 07 e 12 anos, da rede municipal de ensino da Cidade Baixa estão sendo contempladas com oficinas de Literatura, Artes Plásticas, Dança, Esportes, Música e Teatro.  Durante o 1º Festival de Artes, eles mostrarão tudo que aprenderam durante as aulas. Margareth estará presente para assistir a performance da criançada, no palco especialmente montado para a ocasião. Outros artistas, pais de alunos e moradores da comunidade da Ribeira e bairros vizinhos estão entre os convidados.

Nestes dois meses de atividade, a Fábrica Cultural atendeu cerca de 300 crianças de oito escolas públicas municipais dos bairros da Massaranduba, Bonfim e Ribeira, através do programa Circulando Arte, que funciona a partir de um convênio com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Os alunos têm 6 horas semanais de aulas de teatro, artes plásticas, esporte, dança ou música.

Dentro do Circulando Arte, há ainda o Aprendendo e Ensinado, no qual professores participam de um programa de qualificação profissional para arte e educação, e o Conversa na Varanda que promove encontros, abertos a comunidade e aos pais sempre com, a presença de um palestrante. Já passaram por lá a cantora Nairzinho e Joselito Crispim, diretor do Bagunçaço. Com o recesso de final de ano, o Circulando Arte retorna em 2009 junto com o período escolar, mas os professores retomam as atividades de planejamento em janeiro.