Encontrar livros de autores baianos nas livrarias de Salvador não é uma tarefa fácil. São poucos os títulos à disposição dos leitores. Para promover a literatura local, a Fundação Pedro Calmon/ Secult, em parceria com a Câmara Bahiana do Livro e o Teatro Castro Alves, realizou ontem (30), a IV edição da Feira de Livros Vão das Letras. O público que foi prestigiar a apresentação especial das Orquestras Juvenis da Bahia - Projeto Neojibá, no Domingo do TCA, também participaram de uma programação cultural diversificada no vão externo do Teatro, com literatura, poesia, música, intervenções multimídias e bate papo com a escritora Lilia Gramacho.
'Excelente a idéia da feira, pelas ofertas e pela possibilidade de ter os livreiros expondo seus produtos. Poderia ter mais', disse o músico Paulo Pereira, que saiu do local após adquirir três livros. Para o poeta Everton Lima, a feira é importante, necessária e imprescindível para reforçar o movimento literário na cidade. 'Aqui, além de comprar livros, também é possível estar em contato com alguns dos autores. Existe uma integração entre o leitor e o escritor e, desse contato poderá surgir novos autores', falou o poeta.
O projeto Vão das Letras surgiu com a proposta de oferecer à população de Salvador uma feira permanente de livros. 'O objetivo da feira é mostrar para as pessoas a produção literária local. Queremos que o Vão das Letras esteja para a literatura, assim como o Instituto Mauá está para o artesanato', é o que deseja o presidente da Câmara Bahiana do Livro, Aurélio Schommer, referindo-se ao órgão da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte que estimula o ofício dos artesãos baianos, através de feiras de artesanato.
Schommer lembrou também que a feira está aberta para as editoras, autores independentes e livrarias que desejam expor seus livros. 'Quem tiver interesse é só nos conectar e confirmar sua participação. Oferecemos mesa para exposição dos livros e o participante não precisa pagar nada por isso', garante o presidente da Câmara. O espaço também oferece estrutura para os escritores que desejar lançar seu livro. O contato da Câmara Bahiana do Livro é [email protected]
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!