icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Filme de Sérgio Sanz estréia em Salvador

foto autor

11/08/2008 às 16:32 • Atualizada em 28/08/2022 às 3:56 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O novo longa-metragem do diretor Sérgio Sanz, 'Devoção', estréia em Salvador na sexta-feira (29). O documentário acompanha as celebrações católicas da festa de Santo Antônio e do Orixá Ogum, pontuando essas imagens com depoimentos de padres, pais-de-santo, devotos e pesquisadores.

O filme debate o sincretismo religioso no Brasil, questiona as relações de poder e as ações discriminatórias mascaradas por uma imagem de democracia e de bom convívio entre as diferenças. Um longa essencial para se entender e entender o Brasil.

Veja a Sinopse do filme:

O que teriam em comum Ogum, o primeiro dos orixás, e Antônio, o bondoso santo casamenteiro? Convertido à força para a fé católica, o negro africano cultuava orixá como se fosse santo, tudo apenas por uma questão de sobrevivência. Em Devoção, seu novo longa-metragem, Sérgio Sanz aponta o grande mito religioso do Brasil: o do sincretismo, que tem sido entendido até hoje como uma mistura de diversas crenças heterogêneas.

Na visão dos antropólogos, nada mais é do que o fenômeno religioso resultante do encontro de diferentes religiões: as dos escravos negros africanos; o catolicismo oficial; as religiões ameríndias e, posteriormente, as doutrinas do espiritismo, como a elaborada por Alan Kardec. É caracterizado por uma mistura de elementos culturais diversos, que se puseram em contato ao longo de um processo histórico.

Mas Devoção pretende reavaliar essas qualidades, aparentemente não conflituosas e optativas, atribuídas à formação do sincretismo brasileiro. Questiona as relações de poder e as ações discriminatórias mascaradas por uma imagem de democracia e de bom convívio entre as diferenças. Por meio do sincretismo, ainda hoje no Brasil mantêm-se relações de fé que combinam elementos e sistemas religiosos, tão absolutamente distintos, num único espaço.

O filme acompanha as celebrações católicas da festa de Santo Antônio e do Orixá Ogum, pontuando essas imagens com depoimentos de padres, pais-de-santo, devotos e pesquisadores

Em breve você pode conferir o filme em uma das salas do Circuito de Arte da Bahia

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento