A Fundação Pedro Calmon/Secult integrou ao seu acervo mais de 1400 livros e periódicos doados pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). O material, que pertencia ao jornalista Jorge Calmon, irmão do patrono da Instituição, está em fase de catalogação. Além do IGHB, a diretora do espetáculo “História de uma lágrima furtiva de cordel” Cristiane Barreto, também doou para a FPC cerca de 500 livros, trocados por convite para conferir a peça no último mês de março.
“Após o processo de catalogação, será decidido em qual acervo das Bibliotecas Públicas do Estado os livros serão alocados”, explica a diretora da Diretoria de Bibliotecas (DIBIP), Kilma Alves. Dentre os temas dos livros doados pelo IGHB, destaca-se um conjunto de obras que tratam da “História das Américas”, em diferentes aspectos. “O conteúdo histórico dos livros que recebemos é de grande valia, pois se trata de um tema abrangente que as bibliotecas não possuem muitos exemplares.”, destaca a diretora. O material poderá ser consultado por usuários e pesquisadores. A maioria dos livros trocados para conferir a peça da diretora Cristiane Barreto e doados à FPC são de literatura e serão disponibilizados para o empréstimo.
“Iniciativas como esta são importantes porque representam a preocupação da sociedade civil com práticas de incentivo à leitura. Além disto, contribuições como estas servem para ampliar o acervo das bibliotecas públicas e despertar nos leitores uma consciência crítica da importância do livro e da leitura”, pondera Kilma Alves.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!