Criado especificamente para a Internet, e-Pormundos Afeto, irá apresentar bailarinos localizados na Argentina e na Espanha em tempo real para dançar e interagirem com os usuários da Internet, com um robô em ambiente virtual e seus avatares, localizado em Salvador . O espetáculo é uma criação do Grupo de Trabalho em Mídias Digitais e Artes, financiado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e formado pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas (UFBA) coordenado Prof°. Ivani Santana, do Laboratório de Vídeo Digital (UFPB) e NatalNet (UFRN). O trabalho conta ainda com a parceria do grupo espanhol Kònic Thtr, dirigido por Rosa Sanchez e Alain Baumann. O espetáculo acontecerá no dias 04 e 05 de setembro, a partir das 19 horas, com transmissão ao vivo, pela internet, disponível no site: www.mapad2.ufba.br.
O e-Pormundos Afeto traz os questionamentos sobre como o afeto, as emoções e as relações interpessoais passaram a ser vivenciadas e administradas na cultura do virtual, na qual posiciona a compreensão sobre a presença e a ausência, sobre o tato e o contato em contrapartida ao visual. Os bailarinos passam grande parte do tempo em contato com dispositivos digitais que estendem, reduzem, lançam, transportam as coreografias para outras dimensões.
A tecnologia está cada vez mais móvel e miniaturizada. Vive-se no mundo dos avatares, do vídeo game, do GPS, da videoconferência, das “vídeo-conversas” pelo skype ou msn, das comunidades virtuais que ao mesmo tempo que cabem numa tela de computador são do tamanho do mundo (ou maior já que o todo é maior do que a soma de suas partes). São esses redimensionamentos e transformações da vida contemporânea norteada pela cultura digital que o espetáculo de Arte da Telepresença em dança com mediação tecnológica e-PORMUNDOS AFETO pretende abordar.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!