icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Inês Cardoso participa do Cinema de Artista no MAM-BA

foto autor

17/05/2010 às 13:39 • Atualizada em 26/08/2022 às 22:07 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O projeto Cinema de Artista chega a mais uma edição e desta vez traz a Salvador a videoartista Inês Cardoso que participa da noite de abertura, na próxima terça-feira (18), a partir das 18h, com a exibição dos filmes Cocais, a Cidade Reinventada (documentário, 2008), Dormentes (documentário, 2003) e Désir Noir (ficção, 1996 )- os dois primeiros premiados, respectivamente, como melhor curta-metragem do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade -edição 2003 e Prêmio Estímulo de Curta-Metragem - edição 2007, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Após a mostra, Ines participa de uma mesa redonda com a escritora Karina Rabinovitz e a multiartista Andréa May.Inês Cardoso apresenta seu trabalho em festivais de cinema e vídeo há 16 anos e, desde 1996, realiza também videoinstalações, a maioria delas em São Paulo, onde nasceu e reside. Como curadora independente, assinou, em 2008, uma mostra de filmes japoneses realizada em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, em Santos (SP). Ao lado de Eduardo Coutinho e Gianfrancesco Guarnieri, foi homenageada pelo Festival de Cinema de Tiradentes, em 2003, que apresentou sua primeira retrospectiva.

Atualmente, a videoartista está desenvolvendo o projeto Museu dos Corações Partidos, um curta metragem que está sendo construído a partir da utilização de diferentes interfaces na internet: blog, skype, e-mail, twitter, ning. O objetivo é 'mapear nossos desejos e afetos, nossos movimentos em torno do amor', diz a artista na apresentação do projeto que está aberto ao público, bastando acessar o site http://museudoscoracoespartidos.ning.com/ ou o blog http://museudoscoracoespartidos.wordpress.com. O projeto será um dos pontos de discussão no evento de abertura.O Museu dos Corações Partidos é um projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural categoria Cinema e Vídeo. 'Tive a idéia de fazer um filme utilizando algumas interfaces na internet. ning, twitter, facebook, blog,etc. Coletei diversas entrevistas via skype. O filme é resultado de algumas destas entrevistas via skype, onde estou utilizando fragmentos de conversas que tive com pessoas anônimas e não anônimas', explica Ines. No filme, que já está em processo de montagem, ela utiliza imagens subjetivas em torno do amor e do afeto.

Sobre o Cinema de Artista, a autora acredita ser uma possibilidade de aproximação com o público geral e concorda com o cineasta Wagner Morales, último convidado do projeto, quanto à dificuldade de exibição e formação de plateia para este gênero audiovisual. 'Acho que o Wagner tem razão com relação ao público geral. Nossos trabalhos ficam mais em circuitos de festivais e de tv educativas,como a TV Cultural, TV SESC...etc. , além dos acervos. Certamente o Cinema de Artista é um canal de aproximação'.Lançado em novembro de 2008, o Cinema de Artista é uma iniciativa do MAM-BA que permite a apreciação do trabalho criativo, contemporâneo e de qualidade de artistas brasileiros que transitam entre as diversas linguagens do vídeo e do cinema. Com a atividade, o museu busca apresentar este tipo de produção sistematicamente e em consonância com as propostas artísticas das suas salas expositivas. As sessões são sempre gratuitas.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento