icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Jornada de Dança da Bahia traz a Salvador peças internacionais

Sétima edição do evento acontece entre os dias 14 e 21 de novembro

foto autor

10/11/2015 às 15:04 • Atualizada em 28/08/2022 às 23:26 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Acontece na capital baiana entre os dias 14 e 21 de novembro, ocupando o Espaço Xisto Bahia, Palacete das Artes e Teatro Castro Alves, a sétima edição da Jornada de Dança da Bahia, que recebe atrações locais, nacionais e internacionais, além de debater e fomentar o ensino da dança no estado, numa programação majoritariamente gratuita.Realizado pela Escola Contemporânea de Dança, com patrocínio do Ministério da Cultura e da Termonorte, através da Lei Rouanet, o evento se consolida como fundamental para o desenvolvimento da educação em dança, em busca de estabelecer conexões inventivas entre artista, professor, aluno e públicos. Nos palcos, espetáculos expressam potenciais de relação, formação e transformação, revelando o que resulta do movimento revolucionário da construção de um bailarino.A grade de atrações agrega três contextos interligados: o primeiro é o Fórum de Educadores de Dança, ação voltada para profissionais da área. Há também a programação educativa, com oficinas e workshops de diversas temáticas e para diferentes públicos. Completando a Jornada, a programação artística apresenta uma mostra de produções de dança moderna e contemporânea, incluindo convidados como Ana Botafogo (RJ), Lori Belilove (EUA), Cie. "À fleur de peau" (FRA) e Bárbara Malavoglia (SP).
Uma das marcas da Jornada de Dança da Bahia está em sua inspiração nos ideais e na filosofia de dança de Isadora Duncan (1877-1927). Este traço se revela em diversos aspectos e se expressa ainda mais claramente na realização do “Momento D”, em que o repertório da mãe da dança moderna é revivido em cenas coreográficas que permeiam toda a programação. Quem estreia esta ação é o grupo Contemporânea Ensemble, considerado uma referência no Brasil e na América Latina no que diz respeito ao legado de Duncan, encenando a peça “SlowandBeautiful”, no sábado (14), às 16h, no Palacete das Artes.
Já no domingo (15), a Escola Contemporânea de Dança comemora seus 25 anos com o espetáculo “Rêver”, no Teatro Castro Alves, às 19h. A montagem, dirigida por Fatima Suarez, se estrutura em releituras feitas a partir das emoções, da estética e da inspiração dos trabalhos realizados ao longo deste um quarto de século.A apresentaçãotambém recebeas bailarinas Ana Botafogo e Lori Belilove, nos solos“Isadora”e“Revolucionária”.O primeiro é uma homenagem da estrela Ana Botafogo a Isadora Duncan; o segundo, uma coreografia original de Isadora, interpretada pela diretora artística da Isadora Duncan Dance Foundation, de Nova York, considerada a sua maior intérprete no mundo. Os ingressos variam de R$ 15 a R$ 50.
A partir do dia 16 até o encerramento, no dia 21, a Jornada de Dança se instala no Espaço Xisto Bahia para uma série de 10 espetáculos, abertos com números do Momento D, todos com entrada franca. De segunda a sexta, as peças se iniciam às 19h, e, no sábado,há sessões às 16h e às 19h.
Estarão em cartaz o “INVenteEXperimente”, com 15 coreografias de novos artistas da Bahia, da capital e do interior, selecionados em audições públicas; “Instinto”, da Katharsis Cia. de Dança (BA); “Bantu”, do Balé Jovem de Salvador (BA); “Estudo para Estratégia”, de Bárbara Malavoglia (SP); “Ora YêYê Ô”, do Ballet Marília Nascimento (BA); “Cru”, de Giovanni Luquini (BA); “Au-delàduTemps”, da Cie. "À fleur de peau" (FRA); “Olhar com Olhos Virgens”, da Federação da Dança (BA); o infanto-juvenil “Desastro”, de Neto Machado (BA/PR); e "nii – nada novo sob o sol”, de Neemias Santana (BA). Para o Momento D, vão dançar a Escola Contemporânea de Dança e sua diretora, Fatima Suarez; a Contemporânea Ensemble (BA); a Escola de Dança da FUNCEB; e a norte-americana Lori Belilove.
Na lista de oficinas e workshops, seis atividades, cada uma com 30 vagas, abordam a dança moderna (para crianças, jovens e profissionais), o ballet, o frevo e a dança-teatro. As inscrições poderão ser feitas no site oficial do evento.
Fórum de Educadores de Dança e bate-papos: Pelo terceiro ano, a Jornada de Dança da Bahia inclui em sua programação o Fórum de Educadores de Dança, uma ação pioneira voltada à reflexão e ao desenvolvimento do ensino da dança, em todo seu potencial transformador, na Bahia e no Brasil.Para compartilhar suas experiências e conhecimentos com 50 profissionais já inscritos, que participarão gratuitamente das atividades, as convidadas desta edição são Ana Botafogo (RJ), Lori Belilove (EUA), Lia Robatto (BA), Thereza Rocha (CE/RJ) e Valéria Vicente (PE). A ação será realizada de 14 a 16 de novembro, no Espaço Xisto Bahia e Palacete das Artes.
Todas as vagas do Fórum já foram ocupadas, mas há bate-papos abertos ao público: na tarde do sábado (14), das 15h às 17h, Thereza Rocha, pesquisadora de dança e dramaturgista de processos de criação,conduz o debate “O que é dança contemporânea”, no Palacete das Artes.No domingo (15), no mesmo horário e local, Thereza retorna para “Tudo que você sempre quis saber sobre dança contemporânea e nunca teve coragem de perguntar”.Já na segunda-feira (16), das 10h30 às 13h, no Espaço Xisto Bahia, três damas da dança se reúnem no bate-papo “Ana, Lia e Lori: Dança & História”, com Ana Botafogo, Lori Belilove e Lia Robatto.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em entretenimento