O Edital de Apoio a Microprojetos Culturais, que teve inscrições encerradas no dia 30 de setembro, recebeu, em sua primeira edição no Estado, 1.183 propostas de 235 municípios do semiárido baiano. 281 cidades poderiam concorrer e apenas 32 não entregaram propostas, indicando a participação de 84% dos municípios da região.
A primeira etapa de seleção dos projetos será realizada entre os dias 26 e 30 de outubro. Neste período as comissões de pré-seleções territoriais se reunirão em 24 cidades para indicar até três projetos por município. Em seguida os projetos pré-selecionados serão avaliados pela comissão de seleção estadual. A previsão é publicar o resultado final do Edital Microprojetos Culturais durante a III Conferência Estadual de Cultura. Pelo menos um projeto de cada cidade com inscrição será contemplado.
O edital é voltado exclusivamente para a região do Semiárido Baiano e pretende destinar mais de R$ 3 milhões em prêmios, a propostas de diversas linguagens artísticas. A iniciativa tem a intenção de fomentar atividades de produtores culturais, artistas e grupos artísticos das áreas de artes visuais, artes cênicas, música, literatura e audiovisual, além de artes integradas.
O Microprojetos Culturais é uma ação desenvolvida na Bahia pela Secretaria de Cultura, através da Superintendência de Cultura (SUDECULT), e pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), em parceria com o Ministério da Cultura, através da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), e com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), através do Instituto Nordeste Cidadania (INEC). Durante todo o processo a Fundação Cultural contou com a colaboração de órgãos municipais de cultura.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!