O bairro de Candeal, localizado na periferia de Salvador, receberá a encenação da peça “Tabataba”, do renomado dramaturgo francês Bernard-Marie Koltès como parte das comemorações oficiais do Ano da França no Brasil. É a primeira vez que a peça é montada na Bahia, em uma produção composta pelos dois países. A encenação ficará a cargo do diretor francês Philip Boulay, com elenco formado por atores locais, Mariana Freire e Elmir Mateus. A peça estreou em 1º de agosto e cumpre temporada em até 22 de agosto, com 12 apresentações em seis espaços abertos de Salvador.
“Encenar uma peça do mítico dramaturgo Bernard-Marie Koltès no Candeal é um marco do Ano da França no Brasil. A proposta é levar a França a todas as regiões do País, e o fato de conseguirmos chegar ao Candeal e dar acesso aos seus moradores à cultura francesa moderna é algo muito especial”, comemorou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas. Ele destacou a proposta de encenar a peça ao ar livre, de forma a promover um diálogo e integrar o público daquela comunidade.
“Tabataba” conta a história de um irmão e uma irmã, Abou e Moümounu, que vivem em um bairro popular na África, que dá nome à peça. A irmã primogênita repreende seu irmão por ficar todo seu tempo cuidando de uma moto e não fazer o que os outros meninos de sua idade normalmente fazem.
“A visão do mundo de Koltès é sempre suave e brutal ao mesmo tempo”, afirma o diretor Philip Boulay, que já levou “Tabataba” para a República Democrática do Congo em 2003 e Seine Saint-Denis, na França, em 2005. Segundo ele, a obra aborda o racismo, a exploração e o colonialismo e propõe uma discussão mais ampla sobre as relações entre os seres humanos nos dias de hoje.
O projeto também prevê a montagem da pela “Combate de negro e de cães”, outro texto de Koltés, que estreia em 21 de agosto no Teatro Molière, em Salvador. A montagem das duas peças resulta de um projeto de intercâmbio da Wor(L)d Compagnie, de Paris, com o patrocínio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e CulturesFrance e é uma co-produção da Aliança Francesa de Salvador, Oficina da Artes e Wor(L)d Compagnie.
Serviço:
“Tabataba”, de Bernard-Marie Koltès
01 Agosto – Aliança Francesa de Salvador – 18h e 19h
06 Agosto – Praça São Braz - Plataforma –– 16h e 19h
12 Agosto – Praça 9 de Outubro – Candeal – 18h e 20h
13 Agosto – Escola de Teatro UFBA – Canela – 16hs e 18h
21 Agosto – Cine-Teatro Solar Boa Vista (área externa) – 16h e 19h
22 Agosto – Passeio Público – Campo Grande – 17h e 19h
Entrada franca
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!