|
---|
Montagem que integra a obra Peladas Noturnas, dos artistas plásticos brasileiros Maurício Dias e Walter Riedweg, está na exposição que começa nesta terça (17) no Palacete das Artes |
Com o início da Copa das Confederações, que tem Salvador como uma das sedes, nem as artes visuais escaparam do futebol. Será inaugurada amanhã, no Palacete das Artes, às 19h, a exposição 'O Jogo Só Acaba Quando Termina', que integra as comemorações do Ano da Alemanha no Brasil, batizado de Alemanha + Brasil 2013/14."O Ano envolve assuntos culturais, econômicos, científicos,políticos e das mais diversas áreas. E o Instituto Goethe ficou responsável pela área cultural", diz Ulrich Gmünder, diretor executivo do Instituto Cultural Brasil Alemanha (Icba) em Salvador.
Veja também:Mostra propõe novo olhar sobre a Bahia a partir de registros fotográficos Exposição no Museu de Arte da Bahia celebra Santo Antônio O Jogo Só Acaba Quando Termina, que segue até 11 de agosto, reúne videoarte, fotografias e uma instalação sonora. "Há cerca de dois anos,pesquisamos artistas que trabalham o lado cultural do futebol e extrapolam o lado esportivo. A mostra reúne obras que, de alguma forma, relacionam futebol à cultura ou à política, por exemplo", explica Paz Guevara, co-curadora da exposição junto com Alfons Hug, diretor do Instituto Goethe do Rio.
Favela A mostra reúne obras de 11 artistas de países como Bolívia,Argentina,Áustria e Brasil. Entre os brasileiros,está o trabalho Peladas Noturnas, da dupla Dias & Riedweg. "Em Montevidéu, no Uruguai, onde a mostra também está em cartaz, essa projeção foi muito bem recebida. Ela mostra o futebol numa favela desde o início do dia até a noite, como fim da luz", conta Paz. A importância política do futebol ganha destaque nas fotografias da alemã Lela Ahmadzai, que registrou mulheres afegãs praticando futebol no país onde elas são proibidas de fazer isso. "Elas jogam num campo de treinamento militar dos Estados Unidos. Portanto, a atitude daquelas mulheres vai muito além do esporte. É uma expressão de liberdade!", afirma a curadora. Um vídeo do sul-africano Zwelethu Mthethwa também deve chamar a atenção do público: uma projeção vai mostrar uma partida de futebol filmada pela perspectiva da bola do jogo, por meio de uma microcâmera instalada nela.
ChileA pedido da curadoria da mostra, o chileno Gianfranco Foschino, que se divide entre cinema e fotografia, viajou ao norte do Chile para registrar como o futebol é praticado na zona rural, muito longe das metrópoles. "É muito interessante porque mostra como as crianças jogam futebol de uma maneira incorporada à vida cotidiana, com um cachorro no meio do jogo e a mãe delas sentada ali assistindo", ressalta Paz. Uma instalação sonora, do músico austríaco Lukas Ligeti, talvez seja a obra mais surpreendente da mostra. Lukas esteve em partidas amadoras e profissionais,inclusive de Salvador, para captar os sons emitidos no campo e também nas arquibancadas. Além da capital baiana, ele visitou cidades como Montevidéo, Porto Alegre e Joanesburgo. O resultado foi uma composição de 63 minutos que terá uma sala exclusiva no Palacete das Artes. A produção dessa peça, feita sob encomenda do Instituto Goethe, também teve a participação da curadora Paz Guevara, que acompanhou algumas Lukas Ligeti em algumas viagens.
O Jogo Só Acaba Quando TerminaArtistas - Lela Ahmadzai, Dias & Riedweg e Lukas Ligeti, entre outros Local- Palacete das Artes (Graça). Abertura - 18 de junho, às 19h Visitação - De 19 de junho (quarta) a 11 de agosto. Das 13 às 19h (terça a sexta) e das 14h às 19h (sábados, domingos e feriados) Gratuito