icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Osba realiza concerto gratuito na Conceição da Praia

foto autor

19/04/2010 às 14:09 • Atualizada em 29/08/2022 às 12:07 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) apresenta concerto na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa, pela Série Mozart nas Igrejas. A peça escolhida para esta apresentação, de autoria do famoso compositor austríaco que dá nome à série, é a “Sinfonia nº 41 em Dó maior, K. 551”, também conhecida como “Júpiter”. A “Sinfonia nº1 em Dó maior, Op. 21”, de Beethoven, completa o repertório do concerto, que terá como regente o oboísta alemão Rodrigo Blumenstock. A apresentação acontece na próxima quinta-feira, dia 22 de abril, às 20h, com entrada gratuita.

A “Sinfonia nº 41 em Dó maior, K. 551” completa o grupo de três obras (nº. 39, 40 e 41) que, pelo colorido orquestral, constitui a grande herança sinfônica de Mozart. Composta em apenas duas semanas, a sinfonia “Júpiter” é articulada em quatro movimentos, sendo que no último se encontra a famosa grande fuga. O magistral trabalho temático de Mozart é reconhecido nesta obra, pela habilidade com que ele brinca com as melodias.

A “Sinfonia nº. 1 em Dó maior, Op.21” foi estreada em 2 de abril de 1800 em um concerto organizado pelo próprio Beethoven. Dedicada ao barão Gottfried van Swieten, importante mecenas da época, esta sinfonia é considerada como uma homenagem a Haydn e Mozart - a instrumentação, a sobriedade harmônica, o estilo melódico e sua espontaneidade revelam a influência do mestre de Salzburg. A obra está situada entre Mozart e Beethoven, representando uma etapa intermediária entre duas diferentes escolas.

Rodrigo Blumenstock - Estudou oboé e regência nas Escolas Superiores de Música de Freiburg e Hannover, na Alemanha. Desde 1988, ele é oboísta solista da premiada orquestra alemã Deutsche Kammerphilharmionie Bremen. Como solista, atuou em importantes centros musicais como Frankfurt, Viena, Colônia e Munique. Como integrante do conjunto 'Bläsersolisten der Deutschen Kammerphilharmonie', recebeu o prêmio 'Echo-Klassik'.

Rodrigo Blumenstock é regente da orquestra 'Sinfonia Concertante', fundada há sete anos, que inclui em seu repertório todos os estilos do barroco até a música contemporânea. Um CD da Deutsche Kammerphilharmonie mostra um portrait do artista como oboísta, músico de câmera e regente.

As atividades musicais de Rodrigo abrangem, também, a interpretação de música barroca com instrumentos históricos; a música de câmera, com o grupo 'Beaux Arts Trio'; a pedagogia, como docente nas Escolas Superiores de Essen e Colônia; e a música contemporânea.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento