icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Pelourinho recebe Mostra de Teatro do Oprimido baiano

foto autor

14/04/2010 às 15:49 • Atualizada em 29/08/2022 às 12:10 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Acontece no dia 20 de abril, no Teatro Sesc Senac Pelourinho, em Salvador, o evento Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto - Encontros e Práticas no Pelourinho, quando multiplicadores e praticantes do método criado pelo teatrólogo Augusto Boal se reúnem para discutir seus saberes e práticas. Na ocasião o público vai assistir a duas peças teatrais com atuação dos grupos da Bahia. Ao final de cada apresentação alguns dos espectadores serão convidados a subir no palco e, trocando de lugar com o protagonista, mostrar alternativas aos problemas encenados. Nas peças os atores encenam episódios da vida real de pessoas e suas relações de conflito com a sociedade.


A programação conta ainda com: o lançamento do livro póstumo do teatrólogo e ensaísta Augusto Boal, A Estética do Oprimido, considerado o testamento artístico do teatrólogo; uma exposição de produtos artísticos produzidos pelos grupos locais, palestras e exibição de um curta metragem; e a Sessão Solene Simbólica de Teatro Legislativo a partir da cena “Mulher, alvo de violência”.

“O espectador (ou espect-ator) da sessão de Teatro-Fórum não é um consumidor do bem cultural, mas sim um ativo interlocutor que é convidado a assumir o papel do oprimido ou de seus aliados para interagir na ação dramática de maneira a apresentar alternativas para transformar a realidade – ser ator de sua própria vida”, diz o arte educador Cláudio Rocha, curinga do Centro de Teatro do Oprimido.

“Na sessão de Teatro Legislativo, a platéia, além de fazer as intervenções substituindo o personagem oprimido, pode também sugerir propostas de Lei ou de ações concretas que tragam alternativas ao problema. Com o apoio de um assessor legislativo e um especialista no tema, serão selecionadas duas propostas para serem debatidas e votadas. As aprovadas serão encaminhadas ao Poder Legislativo ou às autoridades competentes. Através do Teatro Legislativo foram criadas 13 Leis Municipais na cidade do Rio de Janeiro, duas Leis Estaduais nesse estado e tramitam no Congresso Nacional dois Projetos de Lei”, afirma Olivar Bendelak, curinga do Centro de Teatro do Oprimido.

As atividades que acontecem no Pelourinho integram o Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto, cujo objetivo é a capacitação e acompanhamento de novos multiplicadores do método em 18 estados brasileiros e quatro países da África lusófona: Moçambique, Guiné-Bissau, Senegal e Angola. O Projeto é uma realização do Centro de Teatro do Oprimido (www.cto.org.br) com patrocínio do Ministério da Cultura, por intermédio do Programa Cultura Viva. O evento tem apoio do SESC Bahia.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento