A partir do dia 28 de outubro, a equipe do Projeto Festas Populares, realiza oficinas voltadas para professores, educadores de projetos sociais, gestores escolares e coordenadores pedagógicos com o intuito de difundir e resgatar as manifestações seculares da capital baiana. As atividades de capacitação são uma iniciativa da OI Kabum! Escola de Arte e Tecnologia de Salvador e se estendem até novembro. Sempre no turno vespertino, as oficinas têm duração de 4 horas e acontecem na sede da Oi Kabum!, no Terreiro de Jesus.
O encontro inclui visita guiada à Exposição Multimídia e atividade vivencial com os materiais da Coletânea. Os participantes recebem certificados e uma coletânea composta pelos seguintes materiais:
- Almanaque Festas Populares de Salvador, com três fascículos, contendo imagens e textos sobre cada festa pesquisada
- Guia do Educador – com textos, referências e sugestões de atividade
- CD com fotografias e fotoclip.
- Vídeo Documentário
A coletânea é um interessante material de apoio para práticas pedagógicas que articulem conteúdos de História e de Cultura Afro-Brasileira (lei 10.639) e temáticas diversas relacionadas a grandes áreas do conhecimento.
Além da elaboração da coletânea, o projeto inclui ainda a exposição multimídia que traz o universo simbólico/ histórico de 17 manifestações inerentes ao calendário tais como: Festa de Santa Bárbara, Conceição da Praia, Santa Luzia, Boa Viagem, Lapinha, Bonfim, Ribeira, São Lázaro, Iemanjá entre outras celebrações.
Os interessados devem optar por uma das datas entre as oferecidas no ato da inscrição. Mais informações 33455-657.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!