icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Projeto “Memória: carne viva” vira filme

foto autor

19/05/2010 às 14:48 • Atualizada em 29/08/2022 às 17:07 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O ponto de partida de Memória: carne viva, projeto coordenado pela atriz Ana Paula Bouzas, é o livro “Antes de nascer o mundo”, do escritor angolano Mia Couto, que narra sob a perspectiva de uma criança, a história de um pai viúvo que aparentemente enlouquece e leva sua família para um lugar remoto, após anunciar aos seus filhos que o mundo havia terminado e que eles seriam os últimos sobreviventes.Inspirados nesta história, os atores Ana Paula Bouzas, Ronaldo Serruya e Fábio de Sousa conceberam um modelo de pesquisa interativa em que a realidade da comunidade fosse a “matéria prima” utilizada na produção artística. Memória: carne viva propôs, a partir da compreensão dos referenciais artísticos das comunidades envolvidas, uma troca de experiências entre os atores - que levaram sua vivência teatral e técnicas de atuação e compreensão de textos literários e dramatúrgicos - e os participantes das atividades, através de suas próprias informações e idiossincrasias.

Durante 03 (três) meses – 18 de janeiro a 18 de abril de 2010 – os atores atuaram como intermediários culturais, utilizando também as atividades já desenvolvidas no centro. O grupo ofereceu à comunidade freqüentadora do Ponto de Cultura CECVI – Expressão de Cidadania Quilombola, atividades teóricas e práticas relacionadas ao assunto tratado na pesquisa: exibiram filmes, organizaram bate papos, laboratórios teatrais, oficinas de perna de pau, buscando sempre relacionar a realidade da comunidade ao tema tratado.

Do rico processo nasceu um registro em áudio visual que revela o resultado de toda essa experiência. O mini-documentário será exibido pela primeira vez na 3ª. edição do BAFF – BAHIA AFRO FILM FESTIVAL que acontece este ano, entre os dias 13 e 23 de maio, no município de Cachoeira, Bahia. O Mini-Doc Memória: carne viva terá sua exibição no dia 22 de maio, às 20h, noite da premiação do festival, no auditório da UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento