Amanhã, dia 27 de agosto, professores do ensino básico das escolas Municipal Angiolina Teixeira Souza e Hildebrando Filho serão contemplados com o Projeto Viagem à Literatura Infanto-juvenil, idealizado pelo Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (Iris) e pela Monsanto. A iniciativa chega com o objetivo de aproximar a prática literária da realidade das crianças e dos adolescentes, formando não só leitores como também cidadãos conscientes e críticos. Além disso, investe no combate ao modelo de ensino que prega a literatura de forma limitada como mero meio de decodificação das palavras e pretende estimular o prazer pela leitura. São objetivos da ação, incentivar a leitura em sala de aula, diminuir o analfabetismo funcional – em que a decodificação de um texto não vem acompanhada pela compreensão do que se lê – e colaborar para que os alunos possam desfrutar no ambiente escolar de atividades lúdicas, criativas, reflexivas e dinâmicas a partir da literatura.
O eixo principal é a qualificação, no período de um ano, de professores de ensino básico de escolas públicas de Camaçari, região metropolitana de Salvador. Faz parte da iniciativa a construção de bibliotecas com doações de livros às instituições contempladas, a observação nas escolas da metodologia usada pelos professores, a distribuição de material didático aos participantes e a monitoria dos alunos atendidos.
Os objetivos específicos são: formar professores leitores multiplicadores; melhorar o desempenho deles em sala de aula; elevar o rendimento dos alunos; diminuir a repetência e a evasão escolar; ampliar o repertório leitor do aluno e do professor, promover a interação entre as atividades do Projeto e os pais dos alunos e incrementar a participação de parceiros locais e nacionais com a finalidade de dar sustentabilidade e disseminação ao Projeto.
Arte-Educação
De acordo com a arte-educadora Cláudia Vega Gonçalves, coordenadora do Projeto Viagem à Literatura Infanto-Juvenil e também capacitadora das oficinas, 'é importante compreender a literatura enquanto arte e incentivar novas práticas e estratégias junto aos professores, que necessitam ser fisgados pelo prazer da leitura para então estimular os alunos a enxergar o livro como objeto de desejo', afirma.
Com o entendimento de que a Arte é um grande aliado da Educação, podendo servir de base para trabalhar valores éticos e para desenvolver as capacidades criadoras, os envolvidos com a iniciativa têm como foco a capacitação de professores num ciclo que tem como maior beneficiado o aluno. É a Arte-Educação que entra em cena para fazer com que crianças e adolescentes tenham a oportunidade de compreender a realidade e os diferentes contextos em que podem se submeter e o modo como se inserem no mundo. Criar jovens e adultos protagonistas, donos de voz própria, conscientes e críticos é a proposta que encabeça a ação.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!