icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Segundas da Literatura Negra homenageia Abdias Nascimento

foto autor

13/11/2009 às 15:26 • Atualizada em 27/08/2022 às 11:57 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Em 1944, o cenário teatral brasileiro assistiu a criação do Teatro Experimental do Negro (TEN), idealizado, fundado e dirigido por Abdias Nascimento, um dos maiores ícones brasileiros na luta pela igualdade racial e direitos humanos, com o objetivo de valorizar a participação do negro neste ramo das Artes. Atualmente, as idéias pioneiras de Abdias ainda são postas em prática por diversos grupos teatrais como o Bando de Teatro Olodum.

Para homenagear o criador do TEN, um dos principais representantes da luta contra o racismo no país, a Fundação Pedro Calmon, autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) realizará mais um encontro do projeto Segundas da Literatura Negra, na segunda-feira (16), às 14h30, na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. no Rio Vermelho.

Com o tema Dramaturgia Negra, o encontro contará com a participação do ator do Bando de Teatro Olodum, Érico Brás, o Reginaldo da série Ó paí, ó e da mestre em Estudos de Linguagens da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Lindinalva Barbosa. O Grupo de Teatro Omi Dudu fará uma apresentação para encerrar a atividade.

Durante o evento, o público poderá conferir leituras da obra de Abdias feitas pelo ator Érico Brás. Além de peças teatrais, o ativista social é autor de livros de poemas e de reflexões sobre a realidade racial brasileira. “Ele é um dos pioneiros do Teatro Negro no Brasil, rompeu com uma série de barreiras e abriu as portas para que a gente pudesse fazer teatro hoje em dia”, diz Brás, referindo-se à criação do Teatro Experimental do Negro.

A experiência criada por Abdias trabalhava pela valorização social do negro no Brasil, aliando educação, cultura e arte. “Abdias tem uma importância muito grande para a cultura afro-brasileira. Ele participou praticamente de todo o processo de organização do Movimento Negro, desde a década de 30”, ressalta Lindinalva Barbosa. Como tema da tese de mestrado, a pesquisadora analisou a única publicação em versos do dramaturgo - Axés do Sangue e da Esperança: Orikis.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento