icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPECIAIS

Chapada Diamantina: ar puro e paisagens paradisíacas

A Chapada Diamantina reúne cenários paradisíacos espalhados nos 27 municípios que compõem a região.

foto autor

20/11/2013 às 5:18 • Atualizada em 02/09/2022 às 1:16 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Alguns atrativos naturais causam espanto e êxtase, como a Cachoeira da Fumaça e seus 380 metros de queda livre ou o deslumbrante Poço Encantado. Mas são tantas as atrações que se pode optar entre visitar grutas, tomar banho de cachoeira, fazer trekking em antigas trilhas de garimpeiros, montar a cavalo ou praticar esportes e aventuras. A comunidade alternativa do Vale do Capão está entre vales e cumes da Chapada e abriga centenas de pessoas que querem uma vida alternativa e de “paz e amor”. É nessa região que estão os dois pontos mais altos da Chapada: o Pico do Barbado com 2.033 metros, o mais alto do Nordeste e o Pico das Almas, com 1958 metros.
Turista alemão se diz deslumbrando com os encantos da Chapada
O alemão Wolfgang Richard Unger passou quase uma semana neste paraíso, o suficiente para se encantar. “O panorama é lindíssimo, as grutas são incríveis. Tudo muito calmo e excelente para recuperar a energia e fugir do estresse”, diz. O item hospedagem também chamou a atenção do turista. “Achei pousadas bem baratas e confortáveis. Realmente é uma boa opção para quem quer descansar, economizar e estar em contato com a natureza”.
Muito verde e águas cristalinas completam os cenários repletos de surpresas, como as areias coloridas, morros, flores e hortaliças singulares. Em Igatu, a curiosidade se aguça em meio às ruínas da cidade fantasma, construída com pedras que formam as paredes de pequenas grutas. Em Capão da Volta o "morro da igrejinha" é um dos lugares mais visitados, por católicos e todos que apreciam a beleza da Chapada.
Municípios
Abaíra e seu distrito Ouro Verde e Catolés), Andaraí, Barra da Estiva, Dom Basílio, Ibitiara, Itaetê, Livramento de Nossa Senhora, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Novo Horizonte, Palmeiras, (Rio de Contas e seus distritos Arapir anga e Marcolino Moura), Ruy Barbosa, Seabra, Souto Soares, Tapiramutá, Utinga, Wagner, Boninal, Bonito, (Ibicoara e seu distrito Cascavel), Iraquara, (Jussiape e seu distrito Caraguataí), Lençóis, Mucugê, Nova Redenção e (Piatã e seus distritos Cabrália e Inúbia).Economia Tem a cidade de Seabra como seu pólo administrativo - possuindo essa cidade uma vasta gama de órgãos de escala federal e estadual. A região tem como uma de suas atividades econômicas principais o turismo, explorado em diversos municípios, destacadamente os municípios de Lençóis, Mucugê e Rio de Contas; e o agronegócio (altamente mecanizado) localizado nos municípios de Mucugê, Ibicoara (região do distrito de Cascavel e do povoado de Capão da Volta) e partes do município de Barra da Estiva.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Especiais