O grupo mais atingido com a pandemia do Coronavírus é dos idosos. Por a doença ter uma taxa de mortalidade maior em pessoas acima de 60 anos, os idosos precisam, mais do que qualquer outro grupo, se manter em casa. A quarentena é essencial para evitar a proliferação do vírus e manter a saúde dos idosos. Para tornar esse período mais leve, a psicóloga Janice Valentim, em entrevista à Revista Quem, listou conselhos e dicas para os idosos.
Informação sim, mas com limite
O excesso de informação pode ser prejudicial em um momento como este. Conhecer os riscos, as recomendações e o cenário da doença é essencial, mas a psicóloga explica que ficar conectado o tempo todo "aumenta sensação de incertezas e aumenta preocupações". "Se perceber que isso te deixa mal, dê um tempo e vá ver ou fazer coisas que gerem bem-estar", completa.
Cuide de si
Praticar exercícios leves em casa é possível. Se alimente de forma saudável, tente relaxar, praticar meditação e alongamento. A psicóloga também recomenda evitar o abuso de álcool ou drogas, já que isso faz diferença na saúde física e mental.
Hora do lazer!
Faça o que você gosta e te mantém entretido. Música, séries, filmes, livros são grandes aliados nesse momento.
Coloque as coisas em ordem
Se você tem tempo livre, aproveite para arrumar aquilo que está fora do lugar. "Aproveite o tempo e faça coisas que possam ocupar e relaxar a sua mente", sugere a profissional.
Tenha uma rotina
Procure criar uma rotina no seu dia a dia, mesmo dentro de casa. Tente estabelecer horários, seja para o trabalho ou auto cuidado. "Isso ajudará o dia acontecer de um jeito mais organizado e tranquilo", destaca Jamile.
Não tenha medo de pedir ajuda
Você pode estar isolado socialmente, mas peça ajuda aos familiares, vizinhos e amigos caso precise de algo. Se acabou algum item de necessidade, peça para comparem para você, por exemplo.
Use a internet a seu favor
A tecnologia é uma grande aliada nesse período. Aproveite os aplicativos de vídeo chamada para ver e conversar com os familiares ou amigos.
Não pare seu tratamento
Se estiver em tratamento médico, não pare a medicação e procure seu médico se perceber uma piora dos sintomas.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!