O projeto consiste em dinâmicas com o uso de vídeos, conversas e produções criativas dos alunos que serão utilizadas para a construção de um mural ilustrativo. “Queremos que as crianças percebam como os hábitos e costumes dos baianos estão eternizados por Carybé, por meio do seu traço firme e da pincelada de cores vibrantes que conferem um colorido especial a algumas de suas obras”, relata a museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cézar.
Primavera de Museus – Organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Primavera de Museus tem o objetivo de incentivar os museus a desenvolverem ações socioculturais e educativas em torno de um tema central, de forma que as atividades realizadas sejam revertidas na dinamização dos espaços e resultem no aumento da frequência de visitantes. Em sua 12ª edição, a Primavera dos Museus trabalha o tema “Celebrando a Educação em Museus” e assinala a comemoração de 60 anos do primeiro documento que tratou do papel educativo dos museus, da Declaração do Rio de Janeiro e do lançamento do Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), ocorrido em junho deste ano.
Sobre o Museu da Misericórdia
Instalado no local que abrigou o primeiro hospital da Bahia e a sede administrativa da Santa Casa da Bahia, em prédio erguido no século XVII e tombado pelo IPHAN em 1938, o Museu da Misericórdia é um dos mais importantes espaços culturais do Estado e possui em seu acervo obras que contam parte da história da Bahia e do Brasil. Pertencente à Santa Casa da Bahia, o museu também tem em seu espaço a Igreja da Misericórdia, um dos mais significativos monumentos religiosos de Salvador, considerada uma grande representante dos estilos barroco, neoclássico e rococó. O Museu da Misericórdia tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!