Do universo romântico, estiloso, groovento e luxuoso do R&B (rhythm’n’blues) pop americano, gênero que nas últimas décadas se misturou com o hip hop, o Festival de Verão Salvador recebe hoje o cantor, compositor e produtor Ne-Yo, 31 anos. Ele é a terceira atração do palco 2014, que terá antes Nando Reis e Luan Santana; e Psirico e Pablo, depois.
O público soteropolitano não verá em Shaffer Chimere Smith, nome de batismo do artista, um showman e dançarino com o poder de Usher ou Justin Timberlake, por exemplo, mas terá um intérprete charmoso de voz envolvente e um compositor de hits como One in a Million, Because of You, Miss Independent, Sexy Love e Closer.
Hitmaker Ne-Yo lançou o primeiro dos seus cinco álbuns, em 2006, In My Own Words (bateu direto no topo da parada Billboard 200), paralelamente à consolidação do seu nome como um dos grandes hitmakers da nova geração da black music.
O artista tem compartilhado seu talento como autor com seus colegas, escrevendo canções de sucessos que chegaram ao topo das paradas, como Irreplaceable (Beyoncé), Rihanna (Take a Bow) e Mario (Let Me Love You), além de outras bem-sucedidas músicas gravadas por Celine Dion, Mary J. Blige, Usher e Kanye West.
Quando perguntado como evoluiu como artista e após faturar prêmios Grammy e ter vendido mais de dez milhões de discos, Ne-Yo - nascido em Camden, no Arkansas - responde de modo simples e autoconfiante.
“Não tenho mais medo. Quando você está começando, você se esforça para entrar no negócio, e quando finalmente consegue, não quer fazer nada para chatear ninguém. Você tem medo porque pode levar um chute, ser expulso. Desde o álbum Libra Scale (2010), sou um artista por completo, com uma expressão 100% minha, sem pedido de desculpas”.
Michael
A autoconfiança artística adquirida por Ne-Yo passa também, certamente, pelo fato dele ter trabalhado com o mito Michael Jackson (1958-2009), pouco antes da morte do Rei do Pop. As colaborações seriam lançadas no álbum que Michael previa gravar após os seus shows em Londres.
Embora confesse que seus maiores ídolos musicais sejam Michael Jackson, Prince, Stevie Wonder e Sammy Davis Jr. (1925-1990), Ne-Yo tem em MJ a sua mais evidente influência vocal.
“A paixão de Michael é o que mais se destaca para mim. Além das semelhanças entre os nossos dois timbres, a sua voz aguda, o que me impressiona é que ele consegue fazer você sentir as palavras que ele canta. Em algumas das suas canções, há passagens em que não temos a menor ideia do que ele diz, mas não tem nenhuma importância porque, não importa o que ele diz, sua paixão é tal que queremos apoiá-lo totalmente e dizer ‘Yeah, seja o que for, yeah!’”, declarou Ne-Yo ao Wall Street Journal, em 2011.
Em canções como One in a Million (2010), a conexão de Ne-Yo com Michael chega a impressionar. Nada mais natural para quem, quando criança, com 10 anos, foi aconselhado pela mãe a ouvir Stevie Wonder e Michael caso quisesse de fato tornar-se um cantor. “Eu odiava a minha voz. Então ela me colocava para ouvir Stevie e Michael, e dizia que eles me ajudariam a ficar mais confortável com a minha voz. E ela estava absolutamente certa”, conta. Outras atrações da última noite Antes de NeYo subir no Palco 2014, se apresentam Nando Reis (previsto para se apresentar às 19h) e Luan Santana. Após a atração internacional, Psirico e Pablo (nesta ordem) fazem seus shows. Na Passarela Maurício de Nassau, DAnniel Vieira, Thiago Correa, CPM 22, Jorge Aragão e João Gabriel fazem a festa na noite deste sábado. Já a Tenda Trident Music terá apresentações de This is Punta, Darick Gyorgy, Igo Cordoba, Southmen e Press On. Os portões do Parque de Exposições serão abertos às 18h e os ingressos estão à venda na oficial do Festival, na Ticketmix (shoppings Salvador, Iguatemi, Paralela e Barra) e no site www.festivaldeverao.com.br.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade