icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPECIAIS

Novos métodos buscam diminuir impactos ambientais

Técnicas visam reduzir elementos que sejam nocivos na natureza, além de estímulos ao consumo consciente

foto autor

26/09/2011 às 13:41 • Atualizada em 28/08/2022 às 14:06 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
A tecnologia é responsável por inúmeros benefícios na sociedade. Entretanto, também é causadora de graves danos ambientais, às vezes, irreversíveis. Os materiais usados na fabricação de sistemas complexos e produtos avançados, por exemplo, são compostos de substâncias pesadas e elementos químicos que podem ser bastante perigosos para os seres humanos. Essas peças, se descartadas em local errado durante a fabricação ou quando são jogadas no lixo pelo homem, podem ser prejudiciais aos seres vivos.

Para que desastres não aconteçam, pesquisadores, cidadãos conscientes e empresas públicas e privadas já estudam e adotam técnicas que visam a redução de elementos nocivos na natureza. Estímulo ao consumo consciente e responsável, equipamentos feitos a partir de materiais menos prejudiciais, aproveitamento de resíduos. Estas são apenas algumas das ações promovidas atualmente.

No Brasil, já existem centros de reaproveitamento de computadores usados. Nesses locais, as máquinas que iriam para o lixo são recondicionadas e doadas para outros usuários em escolas, bibliotecas e centros comunitários. O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), implementado em 2009, promove a inclusão digital e contribui para diminuir a emissão de lixo tecnológico.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Especiais