Sem dinheiro pro amigo secreto? Conheça versões econômicas


O amigo secreto é uma tradição das comemorações de fim de ano, mas pode causar um grande impacto no orçamento, já que normalmente se participa de mais de um. Seja na família, no trabalho, com amigos, com o pessoal da academia ou até com as pessoas que pegam o mesmo ônibus, a brincadeira faz parte de muitas confraternizações. 
Para você não deixar de participar de nenhum amigo secreto por questões financeiras, uma boa opção é sugerir dinâmicas mais econômicas. Confira algumas:
Amigo econômico
Nesse caso, o amigo secreto vale mais pela brincadeira. A ideia é estipular um valor baixo para os presentes, como R$ 1,99 ou R$ 5, e soltar a criatividade para comprar os objetos.

Veja também:
Transforme tampas de aço em enfeites para a árvore de Natal
Shopping arrecada brinquedos para doar às crianças carentes
Veja dicas para não errar nas compras de Natal pela internet

Amigo sustentável
Além de ajudar o planeta, essa versão da brincadeira é bem econômica. Os presentes devem ser reciclados ou ecologicamente corretos, como ecobags, por exemplo, que são bem baratinhas.
Amigo temático
O grupo pode escolher um presente padronizado para a brincadeira, que pode se adaptar ao orçamento: vale fazer amigo secreto de chinelo, de livros, agendas, canecas, etc.
Amigo cozinheiro
Uma versão divertida da brincadeira é essa em que cada um deve preparar um prato para a pessoa sorteada. Mas não vale comprar, hein? Você pode preparar pratos mais elaborados, receitas natalinas ou até uma simples bandeja de brigadeiros. 
Amigo mensagem
Uma opção econômica é presentear a pessoa tirada com algo escrito por você. Pode ser um cartão, um conto, um poema ou uma história engraçada sobre vocês dois.
Amigo da onça
Aqui o amigo secreto também é feito pela brincadeira. A ideia é presentear o seu amigo com uma coisa que ele não vá gostar, para garantir as risadas da festa. Sendo assim, você não precisa gastar muito com o presente.

Veja também: