Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Ao fim do 1º turno da Série B, Vitória lidera e Bahia está no G4

Clubes baianos estão no caminho certo para o retorno à Série A; confira os números da primeira parte da segundona

• 17/08/2015 às 10:30 • Atualizada em 01/09/2022 às 4:17 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Juntos pelo mesmo objetivo, Bahia e Vitória vêm seguindo bem a cartilha do acesso para a Série A. Predominância no G-4, ótimo desempenho como mandante, no caso do tricolor, e como visitante, no lado rubro-negro. O Leão entrou no G-4 na 13ª rodada, não saiu mais e lidera a competição; o Esquadrão é o 4º colocado. Das 19 rodadas, o Vitória esteve no G-4 em nove. A frequência do Bahia é um pouco maior, embora a posição seja pior. São 12 rodadas dentro do quarteto desejado. Para chegar a isso, as duas equipes mudaram bastante seus times titulares. A diferença é que o rubro-negro também trocou de técnico. Saiu Claudinei Oliveira e chegou Vagner Mancini. Na primeira rodada, quando perdeu em casa para o Sampaio Corrêa por 2x0, o Vitória teve Fernando Miguel, Luiz Gustavo, Ednei, Maracás e Mansur; Amaral, Dakson, Jorge Wagner, Escudero e Vander; Elton. Desses, apenas Fernando Miguel (atualmente machucado), Escudero e Elton seguem nos 11 iniciais. Mansur e Dakson já deixaram o clube.
Com bom futebol, Escudero ajudou o Leão a terminar o turno da Série B na liderança (Foto: Robson Mendes/Correio)
A maior diferença é na defesa. Com a chegada de Guilherme Mattis e a afirmação de Ramon, além de boas participações de Diogo e Diego Renan, a dor de cabeça durante o primeiro semestre se ajustou. Hoje o setor é o segundo melhor da Série B, junto com o Bahia e atrás só do Botafogo.
Na frente, Escudero cresceu de rendimento e é um dos artilheiros da equipe com seis gols, ao lado de Elton. O argentino e o camisa 9 deram quatro assistências cada. Não à toa, o Leão tem o melhor ataque, com 30 gols. O que pode melhorar é o aspecto disciplinar. A equipe é a que mais recebeu cartões amarelos (61) e a segunda em número de vermelhos (5). É também o time que mais cometeu pênaltis (7).
BAHIANo tricolor, as mudanças na equipe titular também aconteceram pela saída de dois atletas. Titi e Bruno Paulista, que iniciaram o empate de 1x1 contra o América-MG, na rodada de estreia, deixaram o clube. O zagueiro foi pra Turquia e o volante, que era reserva quando saiu, pra Portugal.
A equipe estreou com Jean, Tony, Robson, Titi e Patric; Pittoni, Bruno Paulista e Tiago Real; Maxi, Kieza e Zé Roberto. Apenas Robson, Real e Kieza seguem intocáveis para Sérgio Soares, sendo que K9 está lesionado.
Em pouco tempo meia Eduardo se tornou o líder de assistências do Bahia na segundona (Foto: Felipe Oliveira/ECBahia)
Porém, quem se destacou no primeiro turno foi Yuri, que tomou a posição de titular de Pittoni na bola, com um poder de marcação impressionante. O goleiro Douglas Pires, antes questionado, se firmou com boas defesas. No meio, apesar de ter jogado apenas dez dos 19 jogos, o meia Eduardo deu seis assistências e fez um gol.
O Bahia, no entanto, peca ao passar a bola. É líder em cruzamentos errados e quinto em passes. A fonte é o site de estatísticas Footstats. O returno já começa sexta, e a dupla Ba-Vi joga sábado. Bahia recebe o América-MG e Leão visita o Sampaio Corrêa. Serão mais 19 jogos até o fim do martírio, em 28 de novembro. RAIO-X Como time grandeO Botafogo só não esteve no G-4 na primeira rodada, quando foi 5º pelo número de gols, e liderou por 12 rodadas. Vitória liderou três; Bahia, Náutico, Sampaio Corrêa e CRB lideraram uma cada. A mais fiel O Bahia tem a maior média de público da Série B. Em oito jogos com portões abertos, a média é de 19.103 por jogo. Este G-4 é completado por Paysandu (16.385), Ceará (15.543) e Santa Cruz (12.077). O Vitória aparece em quinto, com 9.098. O Boa tem a pior média de público: 374. Maior públicoO maior público pagante foi o de Santa Cruz 1x0 Botafogo, no dia 8 de agosto: 43.320, na estreia de Grafite, no Arruda.

Pet ficou 11 jogos sem perder no Criciúma
(Foto: Reprodução)

Caiu o invencível O Criciúma começou o campeonato mal. Mas mudou após a chegada de Petkovic ao comando da equipe. Com ele, o Tigre teve 11 jogos de invencibilidade até o sábado passado, quando, em seu 12º jogo, o ídolo rubro-negro conheceu a primeira derrota: 3x1 para o CRB, em Maceió. Ataque ou defesa?Botafogo e Vitória disputam a liderança ponto a ponto. Leão é o time que mais venceu (11) e o melhor ataque (30 gols); Bota tem a melhor defesa (12) e é o que menos perdeu (3). Maior vendaPadrão Série A: Bruno Paulista foi para o Sporting por 3,5 milhões de euros, equivalente a R$ 13,2 milhões no dia da venda, em 5 de agosto. É gol!Anderson Aquino, do Santa Cruz, e Zé Carlos, do CRB, são os artilheiros com 10 gols. Os artilheiros que saíramFazer gol atrai cobiça. Robert trocou o Sampaio Corrêa pelo Vitória quando era o artilheiro. Kayke deixou o ABC para jogar a Série A pelo Flamengo. Família felizA Série B foi palco de uma partida histórica em que o pentacampeão Rivaldo jogou com o filho Rivaldinho pelo Mogi Mirim, no dia 14 de julho, 3x1 sobre o Macaé. Rivaldo fez um gol e Rivaldinho dois. No último sábado, o craque de 43 anos anunciou que não joga mais pelo Mogi.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes