A paz não reina no Bahia desde a queda para a Série B em 2021. A crise aumentou após os fracassos no Campeonato Baiano e na Copa do Nordeste. Nas duas competições, o Tricolor não conseguiu passar de fase. Nesta sexta-feira (8), às 21h30, diante da torcida, na Arena Fonte Nova, o time de Guto Ferreira inicia o caminho para o maior objetivo do clube: voltar à Série A do Campeonato Brasileiro.
O Bahia começa a competição tendo contratado, depois de mais de 60 dias, um diretor de futebol. Com a chegada de Eduardo Freeland, no início de março, chegaram cinco novas peças. Os atacantes Vitor Jacaré e Matheus Davó, o zagueiro Didi e o goleiro César já estão regularizados. O volante Emerson Santos, anunciado na quinta-feira (7), ainda não está apto para estrear.
No entanto, nenhum dos quatro novos contratados regularizados devem aparecer no time titular na partida desta sexta contra o Cruzeiro.
Sequência
Apesar das eliminações, o Bahia vem de três triunfos consecutivos, tendo feito 10 gols e sofrido apenas 2. O Tricolor goleou o Jacuipense por 4 a 1, na 8ª rodada do Campeonato Baiano e em seguida venceu o Vitória da Conquista por 3 a 0. Na Copa do Nordeste, derrotou o Sergipe por 3 a 1.
Depois de um descanso de quase 20 dias, o Bahia voltará a ter sequências de jogo. Após enfrentar o Cruzeiro, o Tricolor joga em Recife, contra o Náutico na sexta (15). Em seguida, enfrenta o Azuriz, pela Copa do Brasil, na terça (19). No dia 22, enfrenta o CSA, também pela Série B.
Retrospecto
Bahia e Cruzeiro já se enfrentaram 64 vezes e o retrospecto não é favorável ao Tricolor. O Bahia venceu apenas 15 vezes, empatou 16 e perdeu 33.
Nos últimos quatro confronto entre os dois clubes, pelo Brasileiro da Série A, foram quatro empates.
Provável escalação
Com a sequência positiva nos últimos três jogos, é provável que Guto Ferreira mantenha abase do time titular. Mateus Claus e Mugni estão vetados pelo departamento médico, e as ausências abrem espaço para os retornos do goleiro Danilo Fernandes e Rezende.
Com isso, o provável time titular do Bahia é: Danilo Fernandes; Douglas Borel, Luiz Otávio, Ignácio e Luiz Henrique; Rezende, Patrick de Lucca e Daniel; Marco Antônio, Raí e Rodallega.
Ficha técnica
Bahia x Cruzeiro | 1ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
- Onde: Arena Fonte Nova, em Salvador;
- Quando: sexta-feira, às 21h30 (de Brasília);
- Provável escalação do Bahia: Danilo Fernandes; Douglas Borel, Luiz Otávio, Ignácio e Luiz Henrique; Rezende, Patrick de Lucca e Daniel; Marco Antônio, Raí e Rodallega;
- Desfalques do Bahia: Mateus Claus e Lucas Mugni (no departamento médico);
- Arbitragem: Ramon Abatti Abel apita o jogo auxiliado por Éder Alexandre e Henrique Neu Ribeiro. Trio de Santa Catarina.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!