icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

Bahia mete três na Portuguesa e diz adeus à Série B

Em noite inspirada, Adriano Michael Jackson marcou dois e Nen fechou a conta. Em 2011, Bahia vai jogar a primeira divisão

foto autor

13/11/2010 às 23:16 • Atualizada em 27/08/2022 às 13:15 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Foto: Robson Mendes/CorreioEra uma vez a Série B. Neste sábado (13), o Bahia deu adeus a sete anos inglórios e sacramentou seu acesso à primeira divisão vencendo a Portuguesa por 3 a 0, em Pituaçu. Mais uma vez, o atacante Adriano Michael Jackson foi decisivo e marcou dois gols e chegou ao seu 14º gol na Segundona, artilheiro do Bahia na competição. Nen, já perto do fim do jogo, fechou o caixão português. Jael, logo no início da segunda etapa, desperdiçou um pênalti.

Assista aos gols e veja como foi a partida no Lance a Lance do iBahiaFC

Com o triunfo, o Bahia ultrapassa o Figueirense, assume a segunda colocação com 65 pontos e ainda mantém chances de brigar pelo título. O líder é o Coritiba, com 70. A vitória do Bahia também garante o Figueirense na Série A. A última vaga está sendo disputada pelo América-MG, quarto colocado com 59 pontos, a própria Portuguesa, quinto com 56 e o Sport, sexto também com 56 pontos. No próximo sábado (20), o Bahia dá continuidade à festa contra o Santo André, também em Pituaçu, em jogo válido pela 37ª e penúltima rodada. A Portuguesa, no mesmo dia, recebe o Ipatinga, no Canindé.

Torcida tricolor faz a festa! Veja vídeos da galera cantando desde Pituaçu até a saída

Pituaçu se rende a mais um show de Adriano Michael Jackson

A festa começou desde cedo e não havia mais espaço nas arquibancadas quando a bola começou a rolar. A pressão da torcida tricolor contagiou os jogadores e a Portuguesa cedeu logo aos quatro minutos de jogo. Ávine acertou belo cruzamento da esquerda, Jael não dominou, mas Adriano Michael Jackson apareceu de surpresa para tocar na saída do goleiro Weverton. Explosão para quem esperava garantir o acesso a Série A neste sábado. Foi o 13º do atacante na Série B, artilheiro do Esquadrão no torneio. Foto: Robson Mendes/Correio

A Lusa despertou com a desvantagem e, aos poucos, acalmou os ânimos do Tricolor. O primeiro susto veio aos oito minutos, quando Fabinho escapou pelo meio e mandou no canto, rasteiro. Mas Omar, substituindo Fernando à altura, pulou no canto para fazer a defesa. O Bahia tinha a posse de bola, mas foram os visitantes que chegaram outra vez. Aos 16, Marco Antônio arriscou de fora da área, por cima do gol de Omar.

Apostando na velocidade de Adriano, o Bahia até chegava com perigo, mas esbarrava na boa marcação portuguesa. Aos 24, Ananias acionou o atacante, que tocou entre as pernas de Weverton. Antes da bola entrar, a zaga da Lusa salvou. Para a torcida, que precisou abafar o grito de gol, era apenas a prévia do que viria um minuto depois. Na sobra, Adriano matou no peito da entrada da área e mandou a bomba. A bola resvalou na marcação, deslocou Weverton e morreu mansa no fundo do gol.

Mesmo sob domínio, a Portuguesa voltou a dar as caras no ataque aos 32 minutos. Dodô, aquele mesmo atacante experiente, recebeu e disparou o chute quase que da intermediária. Pela linha de fundo, mas o suficiente para causar calafrios no camisa 1 tricolor. Pouco antes do término da primeira etapa, o Bahia teve duas boas chances de ampliar. Aos 43, Ávine deixou Adriano de cara para o gol, mas ele mandou perto da trave. Livre dentro da área, um minuto depois, Jael cabeceou fraco e facilitou a defesa de Weverton.

Galeria: em fotos, veja como foi o triunfo que garantiu o acesso tricolor à Série A

Pressão da Portuguesa, mas Nen fecha o caixão

A Portuguesa sabia que uma vitória em Pituaçu representaria a entrada no G4 da Série B restando apenas mais duas rodadas para o fim do campeonato. Por isso, voltou com tudo para a segunda etapa. Queria nada mais nada menos do que a virada. Logo aos dois minutos, Omar, numa defesa espetacular, espalmou cabeçada de Ademir Sopa. Mas os visitantes não contavam com a rapidez de Adriano. Aos três, ele foi derrubado na área. Pênalti que Jael se ofereceu para bater e poderia ter marcado também seu 13º na Série B. Mas ele pegou mal e Weverton fez a defesa.

Assim, a Portuguesa entrou de vez na partida. Aos oito, novo milagre de Omar, Desta vez, em chute colocado de Dodõ. Aos 20, um chute de Marco Antônio tirou tinta da trave esquerda do goleiro tricolor. Para o Bahia, era hora de explorar os contragolpes e matar o jogo. Mas isso não aconteceu e Omar continuou salvando. Aos 26, nova boa defesa em falta cobrada por Paulo Sérgio. No último minuto do jogo, o Bahia marcou o terceiro. Depois de bate-rebate, Nen pegou a sobra e empurrou para dentro.

Bahia 3 x 0 Portuguesa - Campeonato Brasileiro Série B, 36ª rodada
Data: 13/11/2010 (sábado), às 20h (de Salvador)
Local: Estádio Pituaçu, em Salvador, Bahia
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes por Alexandre A. P. Kleiniche (RS) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)

Bahia: Omar; Ananias, Alison, Nen e Ávine; Fábio Bahia, Marcone, Hélder e Morais; Adriano e Jael. Técnico: Márcio Araújo

Portuguesa: Weverton; Domingos, Preto Costa e Maurício; Paulo Sérgio, Ademir Sopa (Marcos Paulo), Glauber, Marco Antônio e Romano (Athirson); Héverton e Dodô (Zé Carlos). Técnico: Sérgio Guedes

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes