|
---|
Cristiano Ronaldo, Messi ou Iniesta: quem merece o prêmio? |
O assombro com Messi ofusca talentos incontestáveis como os de Cristiano Ronaldo e Andrés Iniesta. Tem sido assim desde 2009, quando o craque argentino passou a monopolizar a Bola de Ouro da Fifa, prêmio concedido ao melhor jogador do mundo no ano. Messi levou as últimas três, e tudo indica que vai colocar a quarta na sua galeria às 16h desta segunda-feira (7), horário em que a entidade anunciará o ganhador da edição 2012 em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça. Além do futebol ofensivo, encantador e surpreendente, o camisa 10 do Barcelona e da seleção argentina tem os números a seu favor. Messi marcou 91 gols em 2012 e superou o recorde do alemão Gerd Müller, autor de 85 gols em 1972. E outra marca pode ser batida nesta segunda. Se tudo correr dentro do esperado, o argentino baterá as marcas de Ronaldo, Zidane, Michel Platini, Marco Van Basten e Cruyff - três conquistas cada. "É óbvio que Messi vai nos superar", disse Platini ao Estadão há três semanas.
Poucos títulos - Quem se apoia nos títulos para eleger o melhor jogador do ano tem um bom argumento para votar em Iniesta ou Cristiano Ronaldo, adversários de Messi na premiação. Em 2012, o argentino ficou apenas com a Copa do Rei da Espanha, enquanto seu companheiro de Barcelona conquistou a Eurocopa com a seleção espanhola foi eleito o melhor jogador da competição. CR7 tem o título do Campeonato Espanhol e até da Supercopa da Espanha, contra o Barcelona, em seu favor. O bastante? Companheiro de clube, Iniesta acredita que não. "Messi é o melhor", admitiu em entrevista na edição de domingo do jornal espanhol El País. Outro cabo eleitoral de peso é Ronaldo Fenômeno, que já está em Zurique e não hesitou em dizer: "Além de ser decisivo fazendo muitos gols, consegue dar uma magia especial e diferente ao futebol". Superado, Gerd Müller não se abala. "Meu recorde vigorou por 40 anos, mas agora o melhor do mundo o quebrou".
Marketing - O tal fenômeno Messi não se restringe apenas ao campo. A exposição de mídia é assustadora. O atacante está em todos os noticiários, espanhóis, argentinos ou brasileiros. Seus contratos publicitários têm marcas internacionais como Procter & Gamble, Adidas, Pepsi, EA Sports e Dolce & Gabbana. São mais de 34 milhões de seguidores no Facebook. O contrato com o Barcelona foi renovado até 30 de junho de 2018, quando ele terá 31 anos. O salário ultrapassa os R$ 40 milhões por ano, pode chegar a R$ 45 milhões, a depender das metas alcançadas.
Outros prêmios - O país da próxima Copa do Mundo é mero coadjuvante na premiação de 2012. Marta é candidata ao título de melhor jogadora, mas sem o favoritismo de outros anos. Neymar tenta o prêmio Puskas de gol mais bonito pelo segundo ano consecutivo. O camisa 11 da Vila também está entre os possíveis escolhidos para a seleção ideal. Além dele, David Luiz (Chelsea), Thiago Silva (Paris Saint-Germain), Daniel Alves (Barcelona) e Marcelo (Real Madrid). Mourinho disputa com Del Bosque e Guardiola o título de melhor treinador. E como gosta de uma polêmica... "Se Cristiano Ronaldo não ganha a Bola de Ouro este ano será só porque não é simpático. Seria um crime que Cristiano não vencesse", disse em entrevista ao jornal A Bola. O português foi o último a levar o título antes de Messi, em 2008.
Cristiano Ronaldo: ‘Humildade em demasia é defeito’ CR7 dá o primeiro pique, para e passa a mão no cabelo. Para alguns, a antipatia é inevitável. O português da Ilha da Madeira não é afeito a posar de bom moço. "Humildade em demasia é um defeito. E é assim que eu sou", disse ao Esporte Espetacular, que produziu um documentário sobre o camisa 7 do Real Madrid. Cristiano Ronaldo é perfeccionista. "Ele chega em casa depois dos treinos e vai fazer exercício", revela a irmã Elma. "Ele nunca quer ser o segundo, quer sempre ser o primeiro", disse Felipão. "Sendo ou não, meto na cabeça que eu tenho que ser o melhor", comentou Ronaldo.
CATEGORIAS Masculino - Messi e Iniesta (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real) Feminino - Marta (Brasil), Alex Morgan e Abby Wambach (EUA) Técnico - Pep Guardiola (ex-Barcelona), Vicente del Bosque (Espanha) e José Mourinho (Real) Gol mais bonito - Neymar (Santos), Falcao Garcia (Atlético de Madri) e Stoch (Fenerbahçe)
Craque argentino é favorito à sua quarta bola de ouro consecutiva