iBahiaFC - [email protected]
Foto: Esporte Clube Vitória/divulgação
Júnior, o atacante "Diabo Loiro", que já virou xodó da torcida do Vitória, está num verdadeiro inferno astral. Desde segunda-feira (26), a notícia de que o jogador poderia estar atuando pelo Rubro-negro em situação irregular tem tirado o sono dos dirigentes do clube. A denúncia foi feita por um blogueiro do site midiasemmedia.
De acordo a denúncia, Júnior tinha contrato com o Treze-PB até 2004, mas deixou o clube rumo à Europa em 2002. De lá para cá, rodou por oito clubes, em países da Dinamarca, Suécia e Inglaterra. O problema é que na página de ITC (Certificado de Transferência Internacional) da CBF consta o vínculo do jogador com o Treze-PB até dia 2 de fevereiro de 2010. A data é a mesma da transferência de Júnior do dinamarquês Copenhagen para o Vitória. De forma mais clara, é como se o jogador tivesse ido para a Europa e voltado para o Rubro-negro no mesmo dia.
Ou seja: desde a saída do atacante do clube paraibano, ele estaria atuando de forma irregular na Europa. Em nota no site oficial, a direção do Vitória rebateu as denúncias e disse que possui o Certificado de Transferência Internacional expedido no dia 2 de fevereiro de 2010 pela Fifa. O nome de Júnior também consta no BID - Boletim Informativo da CBF - o que o credencia a disputar competições pelo Vitória.
Bahia e Campeonato Baiano - O Bahia já entrou com recurso na FBF pedindo explicações sobre a situação do atacante rival, à procura de brechas para oferecer denúncia. De acordo com o presidente Marcelo Guimarães Filho, do Bahia, o clube não pretende tumultar o ambiente e nem paralisar o estadual, mas vai entrar com ação caso haja irregularidade.
Em entrevista ao Lancenet, Elizeu Godoy, superintendente de futebol do Bahia, disse que o departamento jurídico do Bahia está com todos os documentos em mãos. "Se o Vitória perder pontos pode até ser rebaixado no Baiano", falou.
FBF - Em entrevista à rádio Itapoan FM, Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF) afirmou que a situação do atacante junto à entidade está regularizada. "Estamos com toda a documentação do atleta correta, com selo da Fifa. Mas Federação só dialoga com Federação. Não sabemos da situação na Fifa e na CBF".
Goiás e Copa do Brasil - Também parte interessada na celeuma, já que foi eliminado pelo Vitória na Copa do Brasil, a direção do Goiás já tomou parte e entrou com recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pedindo análise de uma possível infração. "Pretendemos que o jogo de amanhã (quarta-feira) contra o Vasco seja adiado para que o recurso seja julgado. A depender do veredito do STJD, a Copa do Brasil pode ser interrompida.
Em entrevista à rádio Sociedade, o atacante Júnior disse que está tranquilo, apesar da situação. "Fiquei surpreso com as notícias sobre a minha documentação, mas tudo vai ser resolvido. Não sei quem inventou isso", disse. E indagou: "Passei por oito clubes na Europa. Será que joguei irregular nesses oito clubes?".
A CBF e o STJD devem se pronunciar sobre o caso nos próximos dias. Por enquanto, a partida entre Vitória e Vasco, nesta quarta-feira (28), no Barradão, pelas quartas de final da Copa do Brasil, está mantida, assim como a final do Campeonato Baiano no próximo domingo (2), diante do rival Bahia. Com 12 gols, Júnior é vice-artilheiro do estadual e principal jogador do Vitória em 2010.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!