Entre os dias 11 e 14 de maio, Salvador será a capital mundial do judô. Parte dos melhores judocas do planeta estarão na cidade disputando a Copa do Mundo de Judô, que acontece na arena armada no Sesc Aquidabã. Além de ser um evento de grande importância para o esporte, a Copa serve como um teste de luxo na preparação da cidade que vai receber o Mundial de Equipes, em 2012.
"É um momento único do esporte que vai estar acontecendo em Salvador. Atletas de vários países, como Japão, Cuba, Espanha e Portugal, além do Brasil estarão aqui", disse o baiano Marcelo França, vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô. Para Marcelo, outro aspecto muito importante do acontecimento é poder fazer testes para a organização do mundial, que também acontecerá em Salvador, no ano que vem.
"O que temos que fazer para a Copa do Mundo, é mais ou menos 70% do que vamos precisar fazer para o mundial, que vai ser no Centro de Convenções, em termos de organização. É uma boa oportunidade para testarmos algumas coisas, como os horários, a movimentação do público, o transporte", explicou o dirigente. Ele acrescentou ainda que está quase tudo pronto para a Copa. "Falta apenas acertamos alguns detalhes com a prefeitura, sobre como vai ficar o trânsito na região do Sesc", concluiu.
Grandes nomes do judô brasileiro vão marcar presença nas disputas. Até o momento, estão confirmados os atletas Tiago Camilo, duas medalhas olímpicas, e o vice-campeão de 2010, Leandro Guilheiro. Os brazucas não vão encontrar caminho fácil na disputa do título, entre os estrangeiros, o japonês Yasuyuk Muneta, bicampeão mundial, vestirá o kimono em solo baiano. A torcida pode fazer a diferença.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!