|
---|
Bahia permanece em 14º; Coxa cai para 11ª posição |
Um 0 a 0 sempre nos leva a crer que a partida de futebol foi ruim, travada, sem graça. Porém, na noite deste domingo (16), Bahia e Coritiba fizeram um jogo limpo, sem cartões, com diversas chances. Só que dois paredões deixaram o grito de gol preso na garganta do torcedor e o placar terminou do mesmo jeito como começou: zerado. Marcelo Lomba e Vanderlei deram um show e as equipes repetiram o placar do primeiro turno.O resultado acabou sendo bom para o Bahia, uma vez que todos os adversários que estão atrás do Tricolor na tabela perderam e a distância para a zona de rebaixamento aumentou de cinco para seis pontos. Com 36, a equipe comandada pelo técnico Joel Santana ocupa o 14º lugar e está invicta há quatro jogos. Já o Coritiba perdeu uma posição na tabela e, com 41 pontos, está na 11ª colocação. Na próxima rodada, o Bahia encara o Vasco, em Pituaçu. A partida acontece no domingo (23), às 16h. No mesmo dia e horário, o Alviverde paranaense visita o São Paulo, no Morumbi.Antes da partida, o técnico Joel Santana foi pego de surpresa com o veto do lateral-direito Marcos, machucado. Com o imprevisto, ele optou por escalar o volante Marcone improvisado na posição, já que não havia um lateral de ofício no banco. Jancarlos segue em Salvador fazendo tratamento. A mudança fez com que o treinador tricolor desse liberdade ao canhoto Dodô, que foi o destaque da equipe no primeiro tempo.
Equilíbrio e chances perdidas Bahia e Coritiba fizeram um primeiro tempo bastante equilibrado, mas o Tricolor teve as melhores chances. Nos minutos iniciais, os donos da casa acuaram a equipe comandada por Joel Santana, mas não conseguiu furar o bloqueio da defesa e foi respondida com um contra-ataque.Aos quatro minutos, Dodô recebeu na entrada da área e mandou uma bomba no ângulo direito de Vanderlei, que saltou bonito para fazer grande defesa. Era só o cartão de visita do lateral. Aos 15, ele sofreu falta na intermediária. Na cobrança, Ricardinho mandou por cima do travessão.Só que o Coxa não deixou por menos e quase abriu o placar aos 24. Marcos Aurélio pegou sobra de bola dentro da área, deixou Marcone para trás e chutou forte. Lomba fez grande defesa. Apesar de jogar no contra-ataque, o Bahia pressionou o adversário paranaense no minuto 25. Primeiro, Dodô partiu em velocidade do campo de defesa, entrou na área coxa-branca e chutou cruzado. Vanderlei desviou a bola para escanteio. Souza acompanhou o lance e pedia a bola dentro da área. Na cobrança de escanteio, Fahel acabou ficando com a sobra e completou para o gol, mas Gil salvou em cima da linha. A última grande chance da etapa inicial foi do Coritiba. Marcos Aurélio arriscou de fora da área e obrigou o goleiro tricolor a se jogar no canto direito para defender.
Show dos goleiros Marcelo Lomba e Vanderlei foram os principais nomes do segundo tempo de jogo. Se no primeiro eles já haviam evitado gols com boas defesas, no segundo eles repetiram o show de intervenções. No primeiro lance de perigo, nenhum dos dois precisou trabalhar. Aos seis minutos, Gil chutou cruzado e a bola passou à direita da meta de Lomba, tirando tinta da trave. Aos 10, Marcos Aurélio pegou de primeira, da entrada da área, e o camisa 31 do Bahia espalmou para linha de fundo. O Bahia teve chanve com Marcone, aos 20. O volante, que atuou na lateral-direita por conta do veto de última hora de Marcos, arriscou de longe e a bola passou à esquerda da meta de Vanderlei, que teve trabalho aos 27. Hélder mandou um tiro de fora da área e o goleiro do Coxa defendeu. Lomba voltou a aparecer aos 32. Leonardo arriscou da entrada da área e o goleiro tricolor fez outra difícil intervenção. Aos 33, Lulinha, que entrou no lugar de Jones, recebeu no lado esquerdo e chutou cruzado. Vanderlei defendeu com as pernas. A última grande chance da partida foi de Éverton, o Avatar ex-Bahia. Ele se livrou de dois marcadores no lado direito, invadiu a grande área, mas parou na defesa de Marcelo Lomba.
Coritiba 0x0 Bahia - 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A Data: 16/10/2011
Local: estádio Couto Pereira
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Tatiana Jacques de Freitas (RS) e Rafael da Silva Alves (RS)
Coritiba: Vanderlei; Jonas (Davi), Jéci, Emerson, Lucas Mendes (Eltinnho); Willian, Gil, Rafinha e Marco Aurélio; Bill (Leonardo) e Éverton. Técnico - Marcelo Oliveira.
Bahia: Marcelo Lomba; Marcone (Camacho), Paulo Miranda, Danny Morais e Dodô (Maranhão); Fahel, Fabinho, Hélder e Ricardinho; Jones (Lulinha) e Souza. Técnico - Joel Santana.