|
Elton e William devem enfrentar o Ceará juntos no ataque |
Carpegiani adora uma surpresa. Mudou de ideia após o almoço da última sexta-feira e colocou Elton no lugar de Tartá para jogar contra o Joinville ao lado de William. E pretende manter o esquema extremamente ofensivo para o confronto com o Ceará, na próxima sexta-feira, às 21h, no estádio Presidente Vargas. Em Fortaleza, Leão armado com dois pontas e dois centroavantes. Haja ousadia. A formação foi utilizada pelo treinador, na manhã de terça, no primeiro treino tático antes da viagem de quinta à tarde.
"Esse é o nosso diferencial. Não mudamos nosso jeito de jogar dentro ou fora. Pensamos em pressionar na marcação e dominar o jogo. Esse é o pensamento que o Paulo (César Carpegiani) passa pra gente", garante Pedro Ken, que ajudou o Vitória a chegar a marca de melhor ataque do Brasil na temporada, com 101 gols marcados. Com 18 rodadas de Série B até agora, é a segunda linha ofensiva mais positiva, com 32 gols.
Embora não tenha mudado a formatação tática, já que Pedro Ken vinha atuando praticamente ao lado do homem de área, com a entrada de Elton, Carpegiani volta a apostar no desejo de ter dois camisas 9 atuando juntos. Já havia tentado fazer com Neto Baiano e Dinei que, machucado, acabou adiando as pretensões do professor rubro-negro. Os dois chegaram a começar um jogo juntos, na vitória por 1x0 sobre o Guarani, na 6ª rodada.
Agora, Elton quer fazer a aposta de Carpegiani dar resultado nessa nova tentativa: "Já joguei várias vezes contra William e ele sempre deumuito trabalho. Agora são os dois juntos", analisa. E embora pareça não ter relação, a postura ofensiva adotada é fundamental na boa fase da defesa, que se equilibrou e levou apenas três gols nos últimos sete jogos.
"É tudo um sistema de jogo. Os laterais e os volantes, que carregam o piano, estão fechando bem. A ideia é que a gente lá da frente não deixe o outro time empurrar a gente pra trás", explica Ken, que participou de uma sessão de vídeo antes do treino de terça, justamente com essa pauta. Carpegiani mostrou um teipe do confronto com o Joinville, quando o Leão amoleceu legal a pegada lá na frente no segundo tempo e quase cede o empate.
9+9: O resultado é gols. Matemática será mantida pra somar 3 pontos no Ceará